Covestro apresenta o primeiro policarbonato neutro para o clima

Foto: Divulgação Covestro

A fabricante de polímeros Covestro começou a fornecer, a partir de sua fábrica em Uerdingen, na Alemanha, o primeiro policarbonato neutro para o clima do mundo, reforçando seu compromisso com a oferta de produtos sustentáveis. Tipos selecionados do policarbonato Makrolon® são neutros para o clima, do berço ao portão*, graças ao uso de energia renovável nos processos de produção da Covestro e à introdução de matérias-primas oriundas de bio-resíduos e resíduos fabricados no conceito de balanço de massa.

Após receber o certificado de balanço de massa ISCC Plus para duas fábricas na Europa no final do ano passado, a Covestro começou a fornecer policarbonatos parcialmente provenientes de matérias-primas renováveis. Eles são atribuídos por meio do conceito de balanço de massa e levaram a uma significativa redução de pegada de carbono. Agora, a empresa adquiriu certificados de Garantia de Origem de usinas de energia renovável fotovoltaica, localizadas na Alemanha, para sua fábrica de Uerdingen.

Estes certificados são alocados para a alimentação elétrica consumida nas áreas de produção com balanço de massa, tanto para eletrólise de cloro – essencial para a produção de policarbonato – quanto para outras etapas do processo. Como resultado, tipos selecionados de Makrolon® RE se tornam neutros para o clima*. Os produtos serão apresentados na feira Consumer Electronics Show (CES), em Las Vegas, em janeiro de 2022.

“Tenho muito orgulho deste lançamento e sua apresentação nesta importante feira de negócios”, afirma Sucheta Govil, Chief Commercial Officer (CCO) da Covestro. “Este é outro marco em nossa visão de sustentabilidade: apoiamos nossos clientes na aceleração da transição para a economia circular, além de ajudar na construção de uma ecologia industrial que favorece a circularidade”.

“Este é mais um marco rumo à nossa visão de sermos totalmente circulares”, comemora Lily Wang, Head do segmento de Plásticos de Engenharia da Covestro. “Demos um grande passo adiante, ajudando nossos clientes a atingirem suas metas de sustentabilidade e oferecendo um produto neutro para o clima que é, ao mesmo tempo, uma solução pronta que acelera a transição rumo a um futuro circular”.

Soluções prontas para acelerar a transição rumo a uma economia circular

“Nosso portfólio neutro para o clima Makrolon® RE é o material ideal para clientes que buscam matérias-primas alternativas com menor pegada de carbono. Eles possuem a mesma qualidade e performance que os policarbonatos de base fóssil e servem como substituto sem a necessidade de modificar processos e fluxos existentes”, complementa Jimena Ruesta, gerente de negócios e soluções sustentáveis do segmento de Plásticos de Engenharia.

A companhia vem gradualmente fazendo a conversão para fontes alternativas de matérias-primas, incluindo renováveis, como parte de um amplo programa rumo à transição para uma economia circular. Este programa também inclui a adoção do conceito de balanço de massa, cujo método permite que matérias-primas fósseis e alternativas sejam misturadas na produção, mas separadas em sua contabilização. Também é possível rastrear materiais em suas cadeias de valor e permitir a atribuição de materiais alternativos, como matérias-primas de base biológica, a produtos finais específicos.

Com o conceito de balanço de massa, matérias-primas alternativas são introduzidas na cadeia de valor, aproveitando a infraestrutura química existente, com sua alta eficiência e economias de escala, acelerando a transição da indústria para uma economia circular de plásticos.

* Neutro para o clima é resultado de uma avaliação de um ciclo de vida parcial do produto, desde a extração de recursos (berço) até o portão da fábrica, também referido como avaliação “cradle to gate”. A metodologia de nossa Avaliação do Ciclo de Vida baseia-se na norma ISO 14040, revisada pela TÜV Rheinland com base em uma verificação de plausibilidade. O cálculo considera o sequestro de carbono biogênico, com base em dados preliminares da cadeia de suprimentos, e substituição do mix de rede elétrica por eletricidade renovável utilizada no processo de fabricação. Nenhuma medida de compensação foi aplicada.