Covestro cria base para crescimento sustentável com nova estrutura do Grupo

Foto: Divulgação Covestro

A Covestro reestrutura sua organização de forma efetiva após uma bem-sucedida reorganização de seus três segmentos anteriores – Poliuretanos, Policarbonatos e Coatings, Adesivos, Especialidades – para sete novas entidades personalizadas de negócios. A empresa atinge, desta forma, o primeiro marco na implementação de sua nova estratégia “Futuro Sustentável”, apresentada em fevereiro deste ano. A visão da Covestro de ser totalmente circular é o princípio orientador desta estratégia.

“Tratamos a sustentabilidade de forma séria e estamos trabalhando sistematicamente rumo à economia circular. Isso permitirá que a Covestro se posicione para o futuro”, afirma o CEO Markus Steilemann. “Nossa nova estrutura agora é a base para o desdobramento da nossa estratégia e o atingimento de um crescimento sustentável. Seremos ainda melhores parceiros para nossos clientes e ainda mais competitivos”.

Orientação para as necessidades dos clientes e exigências do mercado

Ao implementar o primeiro capítulo da estratégia – “Sermos o melhor de nós” – o Grupo posicionou ainda mais seus negócios com base nas exigências de cada mercado e os alinhou com as necessidades dos clientes.

Em sua nova estrutura, a Covestro organizou as sete entidades de negócios em um formato precisamente baseado nos fatores de sucesso de cada uma delas e integrou todas as atividades operacionais em toda a cadeia de valor crítica para o sucesso nestas novas entidades.

O Grupo agora distingue os dois novos segmentos “Soluções e Especialidades” e “Materiais de Performance”.

• Soluções e Especialidades: Este segmento reúne seis entidades de negócios Uretanos Personalizados, Poliuretanos Termoplásticos, Coatings e Adesivos, Elastômeros, Plásticos de Engenharia e Filmes Especiais. O foco aqui está em produtos complexos com alto ritmo de inovação combinada com serviços de aplicação tecnológica.

• Materiais de Performance: Esta entidade forma um segmento separado reunindo os negócios de policarbonatos, uretanos padrão e químicos básicos. O foco do segmento está no fornecimento confiável de produtos padrão a preços de mercado competitivos.

A partir do terceiro trimestre de 2021, a Covestro irá apresentar seu relatório financeiro com os dois novos segmentos – o próximo relatório será publicado em novembro.

Foco em crescimento sustentável

No segundo capítulo da estratégia – “Impulsionar o crescimento sustentável” – a Covestro combina o consistente alinhamento de seus produtos e processos com as necessidades dos clientes a um foco ainda maior em abordar a sustentabilidade de forma rentável.

“Queremos gerar crescimento sustentável. Isso significa que iremos alinhar nossos investimentos e aquisições de forma consistente aos aspectos de rentabilidade e sustentabilidade”, explica o CFO Thomas Toepfer. “Devido à otimização de alocação de nossos recursos, nossa nova estrutura agora nos permite desenvolver ainda mais nosso portfólio de maneira focada, investindo em segmentos de mercado atrativos e sustentáveis. Nossas atividades de crescimento terão uma orientação ainda mais clara”.

A visão de longo prazo da Covestro será realizada em seu terceiro capítulo estratégico: “Ser totalmente circular”. Como parte disso, o Grupo pretende acelerar a transformação para uma economia que seja neutra para o clima e conserve nossos recursos.