Covestro inicia 2021 mantendo o bom desempenho

Foto: Divulgação Covestro

A Covestro continua sua trajetória de crescimento sustentado. A demanda continuou a se recuperar no primeiro trimestre de 2021 e levou a uma melhora significativa no desempenho comercial. Como resultado, o crescimento do volume principal foi de 5,3% em comparação com o primeiro trimestre do ano anterior. Isso pode ser atribuído principalmente a uma forte recuperação na demanda na região Ásia-Pacífico (APAC), onde uma enorme queda nos volumes foi registrada no primeiro trimestre de 2020 devido à pandemia de coronavírus.

No entanto, as oportunidades de crescimento do Grupo como um todo no primeiro trimestre foram inibidas pela disponibilidade limitada de produtos, resultante de interrupções não planejadas na produção motivadas pelo clima na América do Norte, assim como por gargalos nas matérias-primas.

No primeiro trimestre, as vendas totais subiram 18,8% para 3,3 bilhões de euros, devido principalmente aos maiores preços médios de venda. Somando-se aos maiores volumes de vendas e a outros fatores, isso quase triplicou o EBITDA, para 743 milhões de euros (ano anterior: 254 milhões de euros). Como resultado, a receita líquida no primeiro trimestre subiu para 393 milhões de euros (ano anterior: 20 milhões de euros). O fluxo de caixa operacional livre (FOCF) cresceu para 318 milhões de euros, uma alta de cerca de 600 milhões de euros em relação ao último ano (ano anterior: -249 milhões de euros).

“Começamos 2021 com muito sucesso, e estamos otimistas com o próximo ano como um todo”, afirmou Markus Steilemann, CEO da Covestro. “Estamos aproveitando esse impulso para a implementação da nossa nova estratégia, com forte direcionamento para o futuro. Trabalhamos proativamente para chegar a uma economia circular, porque estou convencido de que um futuro sustentável não será possível sem os nossos materiais.”

Em fevereiro de 2021, a Covestro apresentou a nova estratégia corporativa “Sustainable Future”, pautada pelo foco no cliente e o crescimento sustentável. No curso da estruturação desses esforços, o Grupo planeja reorganizar seus negócios em sete entidades corporativas a partir de 1º de julho de 2021. As entidades são organizadas conforme seus respectivos fatores de sucesso, sob medida para as necessidades dos clientes e requisitos de mercado específicos. Isso possibilita à empresa alinhar sistematicamente os processos e produtos às necessidades dos clientes, também aguçando seu foco em eficiência e sustentabilidade. No futuro, a Covestro se distinguirá em duas áreas de negócios: “Materiais de Performance” e “Soluções e Especialidades”.

A demonstração trimestral está disponível em https://report.covestro.com/quarterly-statement-q1-2021/ e o relatório anual de 2020 está disponível em: https://report.covestro.com