Covestro lança MDI neutro para o clima

Foto: Divulgação – Covestro

A Covestro vem trabalhando de forma consistente rumo à economia circular e agora apresenta aos clientes seu MDI (Diisocianato de Difenilmetano) neutro para o clima.

Todo o ciclo de vida do produto é neutro, graças ao uso de matérias-primas alternativas – baseado em resíduos de plantas – que são alocadas aos grades do MDI com base no conceito de balanço de massa, certificado de acordo com o ISCC PLUS. Os novos grades de MDI podem ser utilizados em uma série de aplicações nos setores de construção, refrigeração e automóveis.

De acordo com um modelo comum de cálculo, em geral, não são geradas emissões de CO2 no ciclo de valor agregado. O MDI neutro para o clima e seus precursores são fabricados nas fábricas da Covestro em Krefeld-Uerdingen (Alemanha), Antuérpia (Bélgica) e Xangai (China). Todos os sites possuem certificação ISCC PLUS.

“Com o lançamento do nosso MDI neutro para o clima, estamos expandindo nosso portfólio de produtos climaticamente neutros”, afirma Sucheta Govil, Chief Commercial Officer (CCO) da Covestro. “Fico feliz em saber que poderemos apoiar ainda mais nossos clientes a atingirem seus objetivos de sustentabilidade e avançarem rumo à economia circular”.

Em dezembro de 2021, a Covestro anunciou o lançamento de seu policarbonato neutro para o clima.

Para Hermann-Josef Dörholt, Head Global da entidade de negócios de Materiais de Performance, “os produtos neutros para o clima são um importante fator para alcançarmos nossos objetivos de sustentabilidade. Nosso MDI neutro para o clima tem ainda outra vantagem: é um solução pronta, ou seja, nossos clientes podem utilizá-lo imediatamente em suas produções, sem nenhuma mudança e sem comprometer a qualidade”.

Isolamento mais sustentável para edifícios

O MDI é uma matéria-prima indispensável para a produção dos paineis de isolamento de poliuretano (PU) e paineis sanduíches, entre outros produtos, tendo seu valor reconhecido ao longo do anos por sua alta eficiência energética. As necessidades de aquecimento ou resfriamento dos edifícios podem ser reduzidas em até 70% com o uso do isolamento de PU. Isso reduz a emissões de CO2 e traz economia para os usuários finais. Como os elementos podem ser extremamente finos, eles também economizam recursos e ocupam menos espaço que outros materiais.

Além das excelentes propriedades de isolamento térmico, o MDI neutro para o clima da Covestro garante outro benefício de sustentabilidade: ao praticamente evitar emissões durante sua produção, ele ajuda a reduzir ainda mais o carbono incorporado ao longo do ciclo de vida dos edifícios. O uso destes materiais em novas construções, ou em reformas, pode representar uma importante contribuição para o uso responsável de recursos primários e redução das emissões de CO2.