Curso profissionalizante no Colégio Humboldt se adapta ao ensino remoto e estágio home office

Foto: Pixabay

Por conta dos novos desafios no ano escolar causados pela crise da Covid-19, pela primeira vez os estudantes da Formação Profissional Dual do Colégio Humboldt terão aulas exclusivamente por meio do ensino a distância. E durante o tempo de treinamento prático nas empresas parceiras, os alunos aderiram ao home office – diante da pandemia, a Medida Provisória nº 927 (março de 2020) permite a adoção do trabalho remoto temporário.

“A mudança para o ensino híbrido foi uma experiência completamente nova para nós em 2020, mas tudo funcionou sem nenhum problema, pois o Colégio já havia implementado as plataformas interativas de aprendizagem da Google For Education com muita antecedência”, avalia Sven Paas, Diretor da Formação Profissional Dual no Colégio Humboldt. “O modelo “estagiários em home office” é também completamente novo para nós e em conjunto com nossos parceiros corporativos, estudantes e professores, determinamos e analisamos que havia uma forte necessidade de ação para esta questão”. Ele comenta que desenvolveram um conceito de como planejar o treinamento prático para que os estagiários do curso pudessem aprender com sucesso em casa e participar dos processos da empresa de forma online.

Com 14 novos alunos nos três cursos oferecidos pela Formação Profissional Dual, o de Técnico em Administração, em Logística e em Tecnologias da Informação, o número de estudantes aumentou ainda mais e ao final do primeiro bloco de ensino, esperam formar 19 alunos.

A Formação Profissional Dual é uma grande oportunidade para os jovens. Com as empresas parceiras, muitas vezes multinacionais, eles entram em contato com o mundo dos negócios muito cedo. Por volta dos 17 anos, enquanto seus amigos e colegas de classe da mesma idade passam por uma educação universitária teórica, o Dual oferece a soma entre teoria e a prática. A vantagem é que eles conhecem o mercado de uma forma mais ampla, pois passam por todos os departamentos de uma empresa, têm tarefas diferentes e sabem como os processos funcionam.

“Esta experiência prática precoce ajuda muito posteriormente, mesmo se o aluno quiser ir para a universidade depois”, diz Sven Paas, Diretor da Formação Profissional Dual no Colégio Humboldt. “Eu mesmo completei um programa de formação Dual em uma empresa de logística alemã antes de estudar para ser professor e me beneficio enormemente dessas experiências até hoje”, acrescenta ele. Muitos dos ex-alunos estão agora em posições de chefia no mundo dos negócios, e alguns também já deram o passo de se tornarem autônomos com sucesso. “O método do curso prevê um treinamento acadêmico combinado com um estágio rotativo em empresas parceiras, razão pela qual o chamamos de Dual”, explica.

O Centro de Competência Formação Profissional da Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo é responsável pela organização do projeto para os alunos participantes do Colégio Humboldt. Para mais informações sobre o ensino dual, acesse o link aqui.