A Bosch continua a definir o ritmo no uso da inteligência artificial: nos últimos cinco anos, a empresa registrou pedidos de patentes para mais de mil invenções de IA, tornando-se uma das principais requerentes de patentes de IA na Europa.
Desenvolvimentos tecnológicos recentes na área de IA generativa, que são conhecidas como modelos de fundação (como o ChatGPT) também oferecem à Bosch oportunidades inteiramente novas. Esses modelos são capazes de gerar conteúdo como código de software, texto, imagens e música. O que os torna especialmente poderosos em comparação com os modelos anteriores de IA é que eles são treinados em grandes quantidades de dados e essa amplitude e volume de informações permitem que os modelos de fundação sejam traduzidos entre idiomas, por exemplo, e trabalhem nas tarefas de maneira estruturada. “Os avanços tecnológicos estão abrindo um novo capítulo na área de IA”, diz Tanja Rückert, Membro da Direção Mundial e Chief Digital Officer do Grupo Bosch. “Esse progresso influenciará quase todas as áreas da sociedade, bem como os processos nas empresas. Queremos explorar esse potencial para a Bosch – tanto para nossos clientes quanto para nossos colaboradores”.
É por isso que a Bosch, atualmente, tem especialistas em IA, tanto em pesquisa quanto nas divisões, analisando as aplicações específicas que esses novos modelos de IA oferecem à empresa. Um exemplo é o próprio banco de dados da organização, que armazena as entradas de acordo com os termos de pesquisa: quanto menos precisa for a palavra-chave pesquisada, menos preciso será o resultado da pesquisa e vice-versa. Uma solução baseada em IA generativa procuraria – e encontraria – informações muito mais rapidamente e, o mais importante, de forma mais abrangente, isso permitiria um acesso mais fácil e um uso mais completo do conhecimento que já existe dentro da empresa. A pesquisa baseada em IA é um dos cerca de 60 casos de uso em potencial em torno de modelos de fundação que estão atualmente sendo revisados e que a empresa planeja implementar se a avaliação for positiva.
A IA tem sido um motor de progresso e crescimento há algum tempo. De acordo com a consultoria PWC, o PIB da Alemanha pode aumentar 11% até 2030. A Tractica projeta que as vendas globais aumentem para cerca de 31 bilhões de dólares em 2025. As principais razões são consideradas a maior produtividade e eficiência que as soluções de IA possibilitam. Nos próximos anos, a Bosch também quer que suas vendas de produtos habilitados para IA atinjam a marca de um bilhão de euros. “Consideramos a inteligência artificial, em combinação com a conectividade do produto, como uma tecnologia-chave e um impulsionador do progresso em nossa sociedade. Nosso principal objetivo é que a IA beneficie as pessoas”, diz Rückert.