Dachser cria mais espaço de carregamento

Foto: Divulgação Dachser

Desde abril de 2021, a Dachser optou exclusivamente pelos chamados “mega reboques” ao comprar novos semi-reboques, na Alemanha. Por causa de suas dimensões de espaço de carga mais generosas – com o mesmo comprimento e largura – os mega reboques alcançam melhor economia de combustível do que os semi-reboques padrão, especialmente em longas distâncias. A conversão total da frota alemã está programada para ser concluída até 2027, com cerca de 680 novos mega reboques no total. Nos próximos anos, a Dachser também começará a substituir suas frotas nos outros 24 países europeus onde está representada por meio de sua linha de negócios European Logistics.

Os chamados Mega reboques têm o mesmo comprimento e largura de um semi-reboque padrão e sua altura total permanece abaixo de 4 metros, a altura máxima do veículo permitida na Alemanha. Eles possuem 20 centímetros adicionais de altura interna, já que a área de carga fica um pouco menos de 100 centímetros acima da superfície da estrada. Isso resulta em um total de 8 metros cúbicos a mais de espaço de carga. Com carregamento de dois andares, um mega trailer oferece espaço para 67 euro paletes. Assim, chega perto da capacidade de um caminhão semirreboque com duas caixas móveis – no entanto, como isso oferece mais cinco espaços para paletes do que o mega-reboque, continuará sendo a opção preferida da Dachser por enquanto.

“O fator limitante no negócio de grupagem geralmente não é o peso total máximo permitido de 40 toneladas métricas, mas o volume de carregamento disponível”, explica Christian Schütz, Chefe de Departamento Técnico / Compra Técnica da Dachser. “Mais espaço de carga significa melhor utilização da capacidade; no caso do mega trailer, isso pode chegar a 18%. Isso é eficiente e também bom para nossa pegada de carbono, pois nos economiza viagens. ”

“A Dachser foi pioneira na introdução da caixa móvel há 50 anos e ela continua sendo a referência em termos de eficiência do espaço de carga. Hoje, queremos ser o primeiro grande fornecedor de grupagem na Europa a usar mega reboques em vez de semirreboques padrão”, disse Alexander Tonn, COO Road Logistics da Dachser. “Os mega reboques são mais caros de comprar, mas compensam isso ao longo de sua vida útil por meio de sua melhor relação custo-benefício. Além disso, esse progresso na eficiência do processo contribui para nossa estratégia de proteção climática de longo prazo”.

Ao buscar essa estratégia, a Dachser se concentra em logística eficiente e inovação tecnológica. A empresa acredita que esta é a melhor maneira de atingir a meta de 2 graus definida pelo Acordo de Paris, bem como as metas de proteção do clima da União Europeia e de muitos outros países a médio e longo prazo. Para tanto, a Dachser trabalha em conjunto com clientes e parceiros que também desejam definir ativamente como a logística se move para adotar tecnologias de baixa e zero emissões. A Dachser concentra suas iniciativas de proteção do clima em quatro campos principais de ação: eficiência de processos, eficiência energética, pesquisa e desenvolvimento e cidadania corporativa. Este último se refere a um compromisso com a sociedade e as questões sociais que vão além dos próprios interesses comerciais diretos da Dachser.