Após o boom econômico na logística resultante da pandemia do coronavírus e a perturbação mundial nas cadeias de abastecimento, a normalidade regressou à indústria em 2023. A DACHSER estava entre aqueles cujo ano financeiro foi marcado pela fraca procura de serviços logísticos face a um excesso de capacidade significativo e a um forte declínio nas taxas de frete aéreo e marítimo.
Como resultado, as receitas do grupo diminuíram para cerca de 7,1 bilhões de euros, 12,5% abaixo do ano anterior. Os volumes transportados caíram 4,6%, para aproximadamente 77,4 milhões de remessas, enquanto a tonelagem diminuiu 6,5%, para cerca de 40,0 milhões de toneladas métricas.
“No contexto de uma economia global em dificuldade e de um ambiente de mercado desafiador, as cadeias de abastecimento estiveram sob, consideravelmente, menos pressão em 2023, o que nos permitiu concentrar na melhoria da produtividade, utilização da capacidade e qualidade. Ao mesmo tempo, fizemos investimentos consideráveis na expansão das nossas redes”, afirma Burkhard Eling, CEO da DACHSER.
Em comparação com 2019, o último ano pré-crise, o volume de negócios em 2023 foi mais de 25% superior. Naquela altura, a DACHSER tinha reportado um volume de negócios de cerca de 5,7 bilhões de euros.
Em 2023, a empresa fez aquisições estratégicas e estabeleceu novas joint ventures na Holanda (Müller Fresh Food Logistics), Austrália e Nova Zelândia (ACA International), Japão (joint venture de 50% DACHSER Japão), Itália (joint venture de 80% DACHSER & Fercam Itália), África do Sul (aquisição de 100% das ações da DACHSER África do Sul) e Suécia (Frigoscandia). Destas, apenas as aquisições na Holanda e na Oceania no primeiro semestre do ano figuram nos números das receitas de 2023.
“Em 2023, adotamos deliberadamente uma abordagem anticíclica e clarividente aos investimentos: concluímos a nossa rede europeia de grupagem na Itália com a terceira maior aquisição da história da nossa empresa. Aproveitamos os principais mercados de logística de alimentos nos países do Benelux e dos países nórdicos. Além disso, agora temos instalações próprias nos grandes mercados internacionais do Japão e da Austrália”, afirma Eling.
Dadas as previsões econômicas conservadoras, a DACHSER ainda espera volumes baixos e apenas um ligeiro crescimento de receitas em 2024. “Na busca do nosso objetivo de nos tornarmos o fornecedor logístico mais integrado do mundo, continuamos investindo na expansão e melhoria das nossas redes, na digitalização, na ação climática e, claro, em nossos funcionários”, diz Eling. Em 2023, a DACHSER investiu mais de 244 milhões de euros; planeja aumentar esse valor para mais de 500 milhões de euros em 2024.
Olhando para o futuro, Eling anunciou que a DACHSER se concentrará ainda mais na integração estreita dos campos de negócios de Logística Rodoviária e Aérea e Marítima. “Nos próximos anos, um impulso de crescimento significativo virá de mercados fora da Europa. Para continuar servindo os nossos clientes em todo o mundo com elevada qualidade e confiança, estamos conectando ainda mais estreitamente os processos e sistemas das nossas duas áreas de negócio, a fim de desenvolver uma solução global integrada de grupagem porta a porta que chamamos de ‘Global Grupage‘.”