Pela primeira vez, a DACHSER envia um caminhão totalmente elétrico através das fronteiras alemãs. Um eActros da Mercedes-Benz começou, recentemente, a viajar cinco vezes por semana do centro logístico de Hof até a filial em Kladno, perto de Praga, a cerca de 200 quilômetros de distância, e vice-versa.
Após uma fase de testes bem-sucedida em fevereiro e maio de 2023, a operação regular da ligação transfronteiriça já começou. Na estrada com o eActros, está o parceiro de serviços Flytt Logistic GmbH. A caixa móvel é utilizada em dois turnos: durante o dia, o eTruck de 40 toneladas opera no transporte de distribuição regional na área de Hof e, à noite, na rota transfronteiriça entre a Alemanha e a República Tcheca. Segundo o fabricante, o eActros 300 tem autonomia média de até 300 quilômetros – dependendo de diversos fatores como topografia ou peso. É recarregado em pontos de carregamento fixos e diretamente na agência DACHSER em Kladno, na República Tcheca. O veículo (com emissão zero) leva pouco mais de uma hora para carregar.
“Nossos testes com o eActros nos forneceram informações importantes sobre a adequação da eletromobilidade para o uso diário no transporte de longa distância”, afirma Klaus Neubing, General Manager na DACHSER em Hof. “Estamos muito satisfeitos por termos conseguido estabelecer a primeira linha transfronteiriça na rede europeia da DACHSER em transporte totalmente elétrico, com espírito pioneiro e trabalho em equipe. Juntamente com o nosso parceiro de serviços de longa data, Flytt Logistic GmbH, mostramos que vale a pena abrir novos caminhos.”
Estratégia climática de longo prazo
A DACHSER está construindo uma estratégia de proteção climática a longo prazo e, com foco na eficiência, inovação e responsabilidade integrativa. Desta forma, está impulsionando a mudança para uma logística mais sustentável, juntamente com clientes e parceiros de serviços. A empresa utiliza veículos elétricos movidos a bateria desde 2018, inclusive como parte do conceito de entrega urbana sustentável “DACHSER Emission-Free Delivery”. A frota de veículos com sistemas de propulsão alternativos está em constante expansão, inclusive no setor de longa distância.
O projeto em Hof é financiado pelo Ministério Federal para o Digital e os Transportes, como parte da diretiva sobre a promoção de veículos comerciais leves e pesados com sistemas de propulsão alternativos e ecológicos, e a infraestrutura de reabastecimento e carregamento associada (KsNI). A diretriz de financiamento é coordenada pela NOW GmbH e as candidaturas são aprovadas pelo Departamento Federal de Logística e Mobilidade.