DACHSER inicia colaboração para projetos de proteção climática

Foto: Divulgação DACHSER

A DACHSER, a organização de proteção climática myclimate e a organização de direitos das crianças terre des hommes concordaram em iniciar uma colaboração de longo prazo. Juntos, o fornecedor de logística internacional e as organizações sem fins lucrativos lançarão novos projetos de ação climática em todo o mundo e expandirão as iniciativas existentes. Um acordo nesse sentido foi assinado em dezembro de 2023.

Com duração de seis anos, a colaboração entre DACHSER, myclimate e terre des hommes aborda dois campos de ação complementares: projetos de ação climática com myclimate que são certificados de acordo com padrões reconhecidos na América do Sul, África, Ásia e Europa; e projetos de ação climática, juntamente com terre des hommes, voltados para apoiar crianças e jovens em todo o mundo, com foco adicional na ação climática.

A terre des hommes e as suas organizações parceiras locais têm muitos anos de experiência no trabalho com crianças e jovens que lutam pelo seu direito a um ambiente saudável. A myclimate opera projetos em todo o mundo para promover a proteção climática mensurável e o desenvolvimento sustentável. Um comitê de direção com representantes da DACHSER, myclimate e terre des hommes foi estabelecido para supervisionar a seleção de projetos e a gestão do programa.

“Queremos dar uma contribuição honesta e significativa para a ação ambiental e climática”, afirma Bernhard Simon, Chairman do Conselho de Supervisão da DACHSER e Membro do Comitê de Direção para a Colaboração na Ação Climática. “Como fornecedor de logística, nos concentramos na redução ativa de emissões através da eficiência energética e de processos, bem como da investigação e desenvolvimento. Mas também estamos comprometidos em fazer a diferença além das nossas fronteiras corporativas. O acordo com myclimate e terre des hommes dá agora a estas atividades um quadro sustentável.” Um componente particularmente importante da colaboração, e que a diferencia de outras iniciativas de ação climática, é o envolvimento do parceiro de longa data, terre des hommes. “As pessoas nos países emergentes e em desenvolvimento estão sendo duramente atingidas pelas alterações climáticas. Queremos nos envolver localmente para preservar e melhorar os meios de subsistência das crianças e dos jovens”, continua Simon.

A colaboração já está trabalhando em projetos na América do Sul, África, Ásia e Europa. Será capaz de expandir conceitos comprovados do myclimate e transferi-los para outras regiões. Também há planos para projetos inteiramente novos. A DACHSER financiará os projetos e estará fortemente envolvida na seleção e desenvolvimento. Tanto myclimate como terre des hommes serão responsáveis pelo desenvolvimento do portfólio de projetos e pela gestão contínua do programa, trabalhando em conjunto com parceiros locais. Todos os projetos devem ser sustentáveis e de longo prazo, devem contribuir claramente para a consecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas e devem apresentar indicadores mensuráveis que devem ser certificados de acordo com padrões reconhecidos.

A colaboração será centralizada na categoria de projetos comunitários, que incluem o acesso a fontes de energia locais limpas e energia para cozinhar, melhor acesso à água potável, melhorias na agricultura e segurança alimentar, bem como gestão de resíduos e mobilidade elétrica. Também considerará os esforços tecnológicos para reduzir o CO².