DACHSER inicia treinamento de direção sustentável aos motoristas de caminhão

Foto: Divulgação DACHSER

Em mais uma nova iniciativa de proteção climática, a DACHSER – referência mundial em serviços logísticos – anuncia que iniciou a implementação do conceito eco friendly no treinamento aos motoristas de sua frota de caminhões. Com prazo para ser concluída até o fim de 2023, a ação tem o objetivo de colaborar com a redução da emissão de CO2.

No verão e outono de 2022, a empresa realizou testes durante quatro semanas com 54 motoristas profissionais e trainees, de três de suas filiais. E o resultado foi muito bom: redução de 14% nas emissões de CO2, além da economia de combustível, que também é de extrema importância, e da revelação de dados para a melhoria no uso das tecnologias já existentes.

À medida que o serviço de logística se move na direção de zerar emissões de poluentes, veículos como os caminhões elétricos ou os movidos com células de hidrogênio ganham destaque no setor. Entretanto, a redução da emissão de CO2, também pode ser alcançada em caminhões movidos a diesel, que estão em circulação – por exemplo, adotando um apropriado estilo de direção.

Hendrik Jansen, Diretor de Serviços e Treinamento GmbH da DACHSER, aponta que o envolvimento dos motoristas é fundamental para que a empresa atinja as metas climáticas. “Nada funciona sem os motoristas, sejam funcionários diretos da DACHSER ou ligados aos nossos parceiros comerciais. E, ao dirigir conscientemente, pensando também no clima, eles podem fazer uma contribuição significativa para reduzir as emissões nas estradas”, explica Jansen.

Sustentabilidade como parte do negócio
Alinhando-se às estratégias climáticas, a DACHSER vem alavancando pesquisas em inovações para tornar as cadeias de suprimento cada vez mais sustentáveis. O comprometimento social, porém, vai além de seu negócio principal: a empresa está tomando medidas específicas, incluindo a montagem de uma frota com a mais moderna geração de motores a diesel e o teste de powertrains alternativos e combustíveis alternativos, assim como a adoção de um novo modelo de direção que alcança uma compatibilidade com o clima, por meio do uso eficiente de energia.