DACHSER recebe Prêmio de Empoderamento do Desenvolvimento Cidadão

Foto: Divulgação DACHSER

A DACHSER foi homenageada com o Citizen Development Empowerment Award (em português, Prêmio de Empoderamento do Desenvolvimento Cidadão). Com este prêmio, a smapOne AG homenageia o sucesso do fornecedor de serviços logísticos na construção de uma comunidade global de funcionários que constroem as suas próprias aplicações sem conhecimentos de programação e, assim, impulsionam a digitalização dentro da empresa.

Na DACHSER, 1.250 funcionários já estão capacitados para construírem aplicações como desenvolvedores cidadãos. A comunidade continua a crescer e contribui significativamente para a digitalização de processos analógicos de forma independente, rápida e fácil. Os especialistas descentralizados estão altamente empenhados em construir, por si próprios, soluções locais e estão constantemente a melhorá-las.

Sob o lema “longe da área de transferência”, a DACHSER já economizou 7,1 milhões de páginas de papel em diversos processos, já que muitos casos de uso podem ser construídos e digitalizados com o sistema modular. A abordagem do Desenvolvimento Cidadão não só contribui para a digitalização mas, também, poupa recursos. Para 7,1 milhões de páginas, é necessário o equivalente a 396.773 litros de água ou 147.621 kWh de eletricidade se for utilizado papel reciclado como base.

“Estamos muito orgulhosos do prêmio concedido à nossa crescente comunidade global de Desenvolvimento Cidadão”, explica Jeanne Merswolken, da equipe de Produtos de Plataforma Digital em Inovação e Desenvolvimento Digital Corporativo. “Ainda temos muito a fazer: ainda existem alguns processos baseados em papel na empresa que podem ser digitalizados pelos próprios funcionários. Com a solução smapOne, podemos capacitá-los a fazer isso. É divertido, como prova o feedback positivo da empresa.”

Uma plataforma sem código não serve para criar mundos paralelos aos sistemas existentes, mas suporta aplicações de TI Corporativa na DACHSER, e mostra ainda mais potencial para digitalização.

“O objetivo é fortalecer a mentalidade digital dos funcionários e promover a criatividade digital”, afirma Jürgen Sakry, Department Head Shared Services. “Diretrizes claras são importantes. A Comunidade de Desenvolvedores Cidadãos da DACHSER é, portanto, treinada e apoiada por uma equipe de auditoria central. A equipe central também garante que todas as aplicações sejam de alta qualidade e cumpram as diretrizes de proteção de dados. Os modelos da empresa são criados para evitar desenvolvimento redundante .”