Os primeiros quatro reboques frigoríficos elétricos a bateria foram colocados em operação de teste na rede DACHSER em Erlensee, Hamburgo e Langenau. O objetivo é ganhar uma experiência importante com a tecnologia ainda em evolução dos eTrailers do fabricante Krone na logística diária.
Vários componentes foram instalados para que o reboque possa ser refrigerado eletricamente de forma confiável por um longo período de tempo: uma unidade de refrigeração altamente eficiente, uma bateria leve com capacidade de 23 kWh e um eixo gerador. Este tipo de eTrailer é mais leve que um modelo totalmente equipado e refrigerado a diesel. A bateria é carregada dentro de três a quatro horas diretamente nos portões de carregamento, onde também ocorre o pré-resfriamento. Nenhuma infraestrutura de carregamento extra é necessária para os eTrailers.
Além da bateria, o eixo do gerador fornece energia para resfriamento e permite a utilização da energia cinética da condução. Se o caminhão estiver viajando a mais de 20 km/h, o eixo do gerador fornece energia suficiente para operar o sistema de refrigeração de forma totalmente independente da bateria e também para carregar a bateria.
O uso de reboques refrigerados elétricos a bateria não apenas melhora a pegada de carbono do transporte de alimentos, mas também causa significativamente menos ruído do que as unidades de refrigeração a diesel. Esta operação piloto faz parte da estratégia de Proteção Climática da DACHSER.
“Com os primeiros quatro eTrailers da rede DACHSER, temos agora a oportunidade de colocar a tecnologia à prova nas operações diárias”, afirma Tobias Ritter, Department Head Production and Network Processes, DACHSER Food Logistics. “Ao transportar alimentos, a cadeia de frio nunca deve ser interrompida. Portanto, a refrigeração deve funcionar sempre de forma confiável, os intervalos devem ser estáveis e também devem ser possíveis tempos de inatividade mais longos, por exemplo, ao entregar em armazéns comerciais ou em engarrafamentos.” Com uma bateria totalmente carregada, o trailer pode ser resfriado por cerca de cinco a seis horas, mesmo sem uma fonte de alimentação externa adicional ou o eixo do gerador.
Vários cenários de teste estão sendo realizados nas três filiais, começando com o uso do eTrailer no serviço de transporte e em viagens locais, até rotas de longa distância, por exemplo, de Langenau a Hamburgo.
“Juntamente com nossos parceiros de longa data de reboques, estamos deliberadamente dando o passo de testar novas tecnologias em operação real”, acrescenta Christian Schütz, Department Head Technics/Technical Purchase da DACHSER. “No futuro, queremos implantar ainda mais destas unidades para apoiar os nossos objetivos de proteção climática. Além das questões operacionais ao implantá-las nas nossas filiais, também os fatores econômicos desempenham um papel especial para a compra e manutenção destes reboques, que verificaremos em detalhes nas operações de teste.”