DACHSER usa a internet das coisas no transporte de grupagem de longa distância

Foto: Divulgação DACHSER

Desde o início do ano, a DACHSER adicionou dispositivos inovadores de rastreamento inteligente a 8.500 caixas móveis que usa para transporte de mercadorias de longa distância entre suas filiais europeias. Isso significa que os contêineres de transporte podem ser rastreados em tempo real e os tempos de chegada podem ser calculados com precisão usando a internet das coisas. Agora, a DACHSER lançou uma plataforma central para visualizar e analisar todos esses dados de posição – inclusive de reboques e tratores – e “casá-los” com os dados de remessa no sistema de gerenciamento de transporte da empresa.

Apresentadas em painéis telemáticos, essas informações oferecem aos funcionários da DACHSER opções completamente novas para visualização e análise. Mas os principais beneficiários dessa maior transparência da cadeia de suprimentos são os clientes.

A Dachser trabalhou em conjunto com a Deutsche Telekom e outras empresas de tecnologia para impulsionar o desenvolvimento de dispositivos inovadores de rastreamento inteligente para uso em caixas móveis. Esses dispositivos são equipados com cartões SIM de última geração da Deutsche Telekom e consistem em módulos de energia assistidos por células solares de economia de energia, tecnologia moderna de posicionamento por satélite (GPS, Galileo) e módulos sem fio baseados no novo 5G/LPWAN (LTE-M). Para maior confiabilidade, eles também usam outros padrões de rádio que ainda estão em uso generalizado. A solução integrada foi desenvolvida para durar toda a vida útil de doze anos de uma caixa móvel sem manutenção.

“Ao combinar dados e visualização em tempo real, estamos dando um passo decisivo no rastreamento e gerenciamento de remessas em nossa rede de grupagem”, afirmou Alexander Tonn, COO Road Logistics. 

Um total de cinco painéis telemáticos específicos processam e exibem dados de posição em tempo real do transporte de grupagem de longa distância para os funcionários da DACHSER. As placas podem rastrear transportes e exibir a localização precisa de veículos ou equipamentos rastreáveis ​​em tempo real. Isso proporciona às agências e clientes um cálculo detalhado da ETA de cada transporte, o que facilita o planejamento do manuseio do terminal e do transporte de curta distância. Além disso, as placas visualizam opções de cargas adicionais e cargas de retorno, o que melhora a colaboração entre as filiais. Por fim, os quadros fornecem informações sobre os próximos agendamentos de atendimento das unidades. Nos próximos meses, o sistema também passará a contar com dados GPS de transportes fretados, que raramente são realizados com equipamentos próprios, por meio de um aplicativo de motorista especialmente desenvolvido.

“Ao combinar dados e visualização em tempo real, estamos dando um passo decisivo no rastreamento e gerenciamento de remessas em nossa rede de grupagem”, diz Alexander Tonn, COO Road Logistics da Dachser. “Isso ajudará nossos funcionários no planejamento de capacidade para que eles possam otimizar a utilização dos transportes e aumentar a eficiência no manuseio do terminal. Nossos clientes se beneficiam porque isso nos permitirá entregar a qualidade que eles esperam da DACHSER, mesmo diante de uma capacidade cada vez mais escassa.”