DACHSER vê outro salto no crescimento

Foto: Divulgação DACHSER

Um alto nível de experiência em logística, confiabilidade e qualidade dos serviços foram as bases para o sucesso da DACHSER no ano passado. “Nossos clientes apreciam a resiliência que trazemos para suas cadeias de suprimentos e recompensam este serviço. Hoje, a DACHSER é, cada vez mais, vista como parceira para soluções interconectadas globalmente e como consultora para cadeias de suprimentos otimizadas”, disse Burkhard Eling, CEO da DACHSER, na conferência de imprensa anual da empresa, em Munique. 

Os principais impulsionadores desse crescimento foram cadeias de suprimentos propensas a interrupções e capacidade escassa, o que levou a altos níveis de preços no mercado. A partir de setembro de 2022, o boom econômico da logística fez a transição para uma clara normalização dos negócios, com queda no número e nas taxas de embarque, especialmente no frete aéreo e marítimo. Ao longo do ano como um todo, a DACHSER transportou 81,1 milhões de remessas (-2,9%) com o mesmo peso do ano passado: 42,8 milhões de toneladas métricas.

Desenvolvimento de negócios em detalhes

O campo de negócios de Logística Rodoviária – que compreende o transporte e armazenamento de bens industriais e de consumo (Logística Europeia) e alimentos (Logística Alimentar) – aumentou sua receita em 14,2%, para 5,7 bilhões de euros em 2022. A tonelagem transportada aumentou ligeiramente em 0,4%, enquanto o número de remessas caiu 2,8 por cento em um ambiente de alta de preços de combustível e energia e crescente contenção do consumidor.

A linha de negócios European Logistics aumentou sua receita em 13,4%, crescendo aproximadamente na mesma taxa de 2021. Em contraste, o número de remessas caiu 3,5%. A tonelagem manteve-se constante em 30,0 milhões. A linha de negócios Logística Alimentar apresentou grande crescimento em 2022, com aumento de receita de 17,1%. Como efeito de recuperação após o levantamento das restrições relacionadas ao coronavírus, houve ligeiros aumentos nas remessas (+1,8%) e na tonelagem (+1,1%) nesta linha de negócios. A DACHSER Food Logistics gerou uma receita de 1,3 bilhão de euros no último exercício financeiro e, portanto, continua sendo um pilar estável e confiável do modelo de negócios.

Após o crescimento excepcional da receita em 2021, a maior capacidade de frete aéreo e marítimo do ano passado e o crescimento acelerado na China garantiram que o crescimento no campo de negócios de Logística Aérea e Marítima se estabelecesse em um nível mais baixo. Aqui, a DACHSER fechou o ano com um aumento de 16,7% na receita, de 2,1 bilhões de euros para 2,4 bilhões, mesmo com o número de remessas caindo em um total de 7,3%.

“Durante a pandemia de Coronavírus, nosso negócio de frete aéreo e marítimo aumentou significativamente seu perfil”, disse Eling. “Contribuíram para isso a expansão do negócio de grupagem LCL no frete marítimo e da rede de frete aéreo fretado, que realizou 260 voos só no ano passado. Nossos clientes apreciam como nossos serviços são profundamente integrados – em terra, no mar e no ar. Vamos fortalecer ainda mais essa Proposta Única de Vendas (USP, na sigla em inglês) no futuro.”

Os negócios com logística contratada – a combinação inteligente de armazenamento, serviços de valor agregado e transporte – desenvolveram-se de forma muito positiva. Em 2022, a DACHSER ofereceu aos seus clientes de logística contratada 2,7 milhões de espaços de paletes, cerca de 152.000 a mais do que no ano anterior. Atualmente, a empresa possui 163 armazéns em quatro continentes, com planos de adicionar mais 14 instalações em 2023.