Daimler Buses recebe o maior pedido de exportação de ônibus eCitaro Mercedes-Benz

Mercedes-Benz eCitaro
Foto: Divulgação – Mercedes-Benz

A Daimler Buses acaba de receber o maior pedido para exportação de ônibus urbanos elétricos eCitaro da Mercedes-Benz, desde o início de sua produção. A encomenda veio da cidade de Rennes, capital da região da Bretanha no nordeste da França, e prevê a entrega de 92 veículos entre 2022 e 2025, sendo 59 unidades do novo modelo eCitaro G articulado e 33 do ônibus eCitaro elétrico convencional.

“Teremos o maior prazer em auxiliar Rennes na implementação de suas metas quanto à redução de emissões e preservação do clima”, afirma Mirko Sgodda, chefe de Marketing, Vendas e Serviços ao Cliente da Daimler Buses. “A cidade, com mais de 200.000 habitantes, possui uma rede de transporte público avançada, que inclui metrô totalmente automático, cerca de 70 rotas de ônibus, serviços de veículos escolares e também bicicletas elétricas para locação. Até o ano de 2030, Rennes deseja ter uma frota totalmente eletrificada”.

As fontes de armazenamento de energia dos ônibus incluem oito pacotes das potentes baterias de lítio-íon de última geração e, com os pantógrafos dos veículos, será permitido o seu carregamento quando estiverem fora da garagem, aumentando, assim, sua autonomia. Além disso, os eCitaro apresentarão uma considerável quantidade de equipamentos de segurança, como, por exemplo, o sistema de frenagem de emergência urbano (CBA – City Break Assistance) e o assistente de ponto cego (BSA – Blind Spot Assistance).

O eCitaro da Mercedes-Benz chegou ao mercado europeu em 2018 com propulsão totalmente elétrica e livre de emissões, representando um passo importante rumo à melhora da qualidade de vida nas áreas urbanas. Recentemente, a marca aumentou o portfólio com o novo ônibus articulado eCitaro G. Este é o primeiro veículo de sua categoria a ser equipado com baterias em estado sólido, que podem atingir uma autonomia de até 220 quilômetros em condições adequadas, levando em conta as demandas de velocidade, topografia, carga e condições climáticas amenas.

Dentro de um conceito altamente flexível e modular de ônibus convencional ou articulado, o eCitaro conta com uma gama de diferentes tecnologias de baterias, sendo fornecido pela marca Mercedes-Benz conforme as demandas e necessidades dos clientes.