Daimler Truck celebra marco histórico em segurança de caminhões e ônibus com 1 milhão de unidades vendidas do Active Brake Assist

Foto: Divulgação Mercedes-Benz

A visão de alcançar a condução livre de acidentes motiva a Daimler Truck a direcionar este foco para caminhões e ônibus desenvolvidos e produzidos nas empresas do Grupo e comercializados sob as marcas Mercedes-Benz, Freightliner, FUSO, Setra, Thomas Built Buses, Western Star, Bharat Benz e RIZON. A Companhia estabeleceu o objetivo de equipar, no mínimo, 75% dos veículos que serão entregues em seus mercados principais em 2025 e atingir 80% em 2030 com um sistema de segurança que ultrapasse as exigências das legislações em termos de desempenho e aplicação.

A grande relevância atribuída pela Daimler Truck à segurança nas estradas e nas vias é evidenciada pelo fato de que essa questão está firmemente estabelecida na sua estratégia de negócios sustentável de longo prazo. Dentre as marcas da Daimler Truck, a Mercedes-Benz se destaca por suas conquistas tecnológicas pioneiras na área de segurança. Vários sistemas avançados e inovadores de segurança são utilizados primeiramente na Mercedes-Benz Trucks e depois sucessivamente oferecidos pelas outras marcas de acordo com a estratégia da sua plataforma global e com as demandas de mercado e dos clientes.

No ano passado, por exemplo, novos sistemas de segurança e assistência foram disponibilizados em outros mercados, marcas e modelos. Entre eles, o assistente de proteção lateral (Active Sideguard Assist) no caminhão Cascadia da Freightliner e o sistema de assistência ativa à condução de segunda geração (Active Drive Assist 2) nos ônibus rodoviários Setra ComfortClass e TopClass. Já o assistente ativo de frenagem emergencial automático, que foi apresentado pela primeira vez em 2006, tem uma história de sucesso especial – o Active Brake Assist (ABA) já foi vendido mais de um milhão de vezes para caminhões e ônibus da Daimler Truck.

A Daimler Truck sempre foi pioneira no que se refere a sistemas de assistência à condução e segurança. Os desenvolvedores da Companhia trabalham há anos nessas tecnologias, a fim de proporcionar aos motoristas soluções cada vez melhores e eficientes para ajudá-los em seu trabalho, melhorando assim a segurança para todos os usuários das estradas e das vias urbanas.

Um passo à frente do seu tempo

A Daimler Truck adota uma abordagem de garantir alto nível de segurança para seus veículos. Por esse motivo, ao longo do tempo, instalou diversos sistemas muito antes deles serem exigidos por lei. A Mercedes-Benz Trucks, por exemplo, foi a primeira fabricante a introduzir o sistema anti-bloqueio dos freios (ABS) nos caminhões em 1981. O controle de estabilidade ASR se seguiu, alguns anos depois.

Com a introdução do primeiro Actros em 1996, a Mercedes-Benz Trucks novamente estabeleceu o padrão no mercado com o sistema de frenagem eletrônico EBS. No ano 2000, seguiram-se o assistente de controle de aproximação (Proximity Control Assist) e o assistente de faixa de rolagem (Lane Assistant) como novos sistemas de segurança revolucionários. Em 2001 foi a vez do Programa Eletrônico de estabilidade (ESP) para os caminhões. Em 2002, estrearam na segunda geração do Actros o sistema de ajuda para partida em rampa (Hill holder) e o ABA.

Assistente ativo de frenagem para o trânsito rodoviário e urbano

Em 2006, o ABA abriu uma nova era para as tecnologias de assistência de segurança. Pela primeira vez, um caminhão conseguiu dar início a uma frenagem máxima até a parada total dentro dos limites do sistema. Nos anos seguintes, as funções do ABA foram expandidas sistematicamente.

Tecnologia de segurança ativa exclusiva da Mercedes-Benz, o ABA está em sua quinta geração. Por meio de radar e câmeras, o ABA 5 identifica veículos à frente e também pedestres e objetos estáticos e móveis na via. Além de avisos sonoros e visuais ao motorista, o próprio sistema dá início à frenagem emergencial de maneira automática se não houver reação do condutor, chegando à parada total do caminhão, se necessário. Assim, o ABA reduz o risco de colisões, assegurando uma drástica diminuição no volume de acidentes nas estradas, além de aumentar a disponibilidade do veículo.