DB Schenker testa caminhões elétricos em entregas de longa distância

Foto: Divulgação DB Schenker

O futuro pertence aos caminhões ecológicos e, por isso, a DB Schenker continua a impulsionar a utilização de caminhões totalmente elétricos, sendo a primeira empresa na Suécia a começar a testar o caminhão elétrico R 450e da Scania no transporte regular de longa distância. A viagem de aproximadamente 300 quilômetros entre Jönköping a Södertälje leva cerca de três horas.

“Para a DB Schenker, o objetivo é testar e ganhar experiência com veículos pesados totalmente elétricos no tráfego regular de longa distância. A eletrificação de veículos pesados desempenha um papel crucial na nossa transição para transportes neutros em carbono, uma vez que o tráfego pesado é responsável pelas maiores emissões para nós”, afirma Anna Hagberg, Chefe de Rede e Serviços Programados da DB Schenker.

Embora os caminhões elétricos menores já sejam frequentemente utilizados em rotas de curta distância, por exemplo no transporte de distribuição nas cidades, a utilização de veículos comerciais com emissões zero com cargas pesadas ainda é um desafio. Longas distâncias com cargas pesadas exigem muito dos caminhões e da infraestrutura de carregamento.

O projeto E-Charge reúne quatorze parceiros que estão desenvolvendo e testando em conjunto o transporte elétrico a bateria de longa distância. Os testes são realizados em operações reais de caminhões na Suécia e são adaptados aos tempos de condução e descanso dos motoristas. Após três anos de preparação e investigação no projeto E-Charge, a DB Schenker começa agora a testar o e-truck em operações diárias de transporte de longa distância.

Como parte do projeto E-Charge, o caminhão totalmente elétrico substituirá um caminhão movido a diesel. O caminhão transportará mercadorias entre os terminais de Jönköping e Södertälje à noite e as distribuirá aos clientes durante o dia.

As sete baterias do R 450e da Scania têm capacidade de 728 quilowatts-hora. O número de baterias foi aumentado para poder percorrer aproximadamente 300 quilômetros sem recarga, com o peso bruto do veículo de 64 toneladas e um comprimento de 24 metros. O caminhão R 450e é o primeiro caminhão de longo curso elétrico a bateria da Scania com esta autonomia.

O projeto E-Charge

O projeto E-Charge reúne quatorze parceiros das áreas de construção de veículos, ciência, logística, eletricidade e combustível para desenvolver e testar em conjunto o transporte de longa distância elétrico a bateria. A cooperação e o desenvolvimento intersetorial são de particular importância no projeto. O objetivo é realizar pesquisas em praticamente todas as áreas relacionadas aos desafios do projeto: desde o consumo de energia dos veículos ao dimensionamento dos carregadores e estações de recarga e o impacto na rede elétrica até os efeitos no transporte e na logística.