De volta ao formato presencial, Conferência Brasil-Alemanha de Mineração debate transição energética e o futuro do setor

Foto: Divulgação – AHK São Paulo

A 7ª edição da Conferência Brasil-Alemanha de Mineração e Recursos Minerais será marcada pela volta ao formato presencial após dois anos de formato digital em decorrência da pandemia. Realizado pela Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK São Paulo), o evento gratuito acontecerá no dia 17 de agosto, das 09:00 às 17:30 horas, e terá como objetivo discutir temas como a transição energética e a sustentabilidade na mineração.

Desde 2016 a conferência reúne profissionais brasileiros e alemães do setor em um ambiente de troca de melhores práticas e debates sobre temas atuais e relevantes da mineração. O evento contará ainda com a participação de autoridades do Governo, como a Secretária de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia (MME), Lilia Mascarenhas Sant’Agostino; o Conselheiro Econômico da Embaixada da República Federal da Alemanha, Johannes Thomas; o Diretor de Sustentabilidade e Assuntos Regulatórios do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Júlio Cesar Nery Ferreira; e o Diretor-Presidente do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Dr. Esteves Pedro Colnago.

Além disso, a conferência será palco de painéis apresentados por empresas do ramo da mineração, como Vulkan do Brasil, ifm electronic, VALE, RWE Technology International GmbH, APEX Group e Haver & Böcker.

A programação do evento visa abordar ainda as complexidades do segmento e suas perspectivas em meio às mudanças climáticas, à necessidade de geração energética provenientes de matrizes renováveis e ao conflito no Leste Europeu, que tem imposto desafios na implementação dessas metas. “A mineração se posiciona como o setor com maior potencial de auxiliar na transição para um futuro mais sustentável e tecnológico. É por isso que eventos como a nossa Conferência são tão importantes: eles permitem a discussão sobre o que pode e deve ser feito desde já para que as mineradoras possam atender as demandas crescentes do mercado”, afirmou Katharina Gerlitz, Coordenadora do Centro de Competência de Mineração e Recursos Minerais da Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo.

As apresentações terão tradução simultânea português/alemão.

O evento conta com o patrocínio das empresas Haver & Böcker, ifm electronic, RWE Technology International GmbH, APEX Group e Vulkan do Brasil.

Serviço:

7ª Conferência Brasil-Alemanha de Mineração e Recursos Minerais

Data: 17 de agosto de 2022

Horário: das 09:00 às 17:30 horas

Local: Fundação Dom Cabral, Avenida Princesa Diana, 760 – Alphaville – Lagoa dos Ingleses, 34018-006, Nova Lima, Minas Gerais

Inscrições e mais informações