Seja viagens em seus próprios carros, em suas bicicletas ou a pé, os idosos em todo o mundo estão se tornando cada vez mais móveis. Essa mobilidade acarreta em um risco muito maior de acidentes para esse grupo demográfico, em comparação com as faixas etárias mais jovens. “Precisamos agir rapidamente para minimizar esse risco e, ao mesmo tempo, permitir que os idosos mantenham sua mobilidade, para que possam continuar a desempenhar um papel ativo na sociedade”, comentou Jann Fehlauer, Diretor Executivo da DEKRA Automobil GmbH sobre as conclusões do DEKRA Road Safety Report 2021 (Relatório de Segurança Viária 2021), intitulado “Mobilidade na Terceira Idade”.
Isso é ainda mais importante dado o fato de que a população com mais de 65 anos representará uma parte cada vez maior da população geral nas próximas décadas. Este Relatório de Segurança Rodoviária da DEKRA é a 14ª edição a ser publicado.
De acordo com o Grupo Internacional de Dados e Análise de Segurança no Trânsito (IRTAD), o número de jovens de 18 a 24 anos que morreram em acidentes rodoviários nos países analisados (países da OCDE, exceto Argentina, Canadá, Colômbia e Eslovênia) caiu 25% entre 2010 e 2018, e o mesmo número caiu 6,9% para as pessoas de 25 a 64 anos. No mesmo período, o número de maiores de 65 anos feridos fatalmente em acidentes aumentou cerca de 7%, enquanto houve um aumento de 4,7% entre os maiores de 75 anos. Se as previsões das Nações Unidas se mostrarem corretas, a situação pode piorar ainda mais em muitas partes do mundo. De acordo com esses números, por exemplo, um a cada quatro residentes na Europa e na América do Norte terá 65 anos ou mais em 2050.
“À medida que avançamos nas faixas etárias, vemos um risco crescente de sofrer lesões mais graves ou fatais em comparação com pessoas mais jovens devido aos mesmos tipos de acidentes. Como tal, existe o perigo de que o número de mortes em acidentes rodoviários, que ocorrem na faixa demográfica com mais de 65 anos, continue a aumentar ”, explicou Fehlauer. O DEKRA Road Safety Report 2021 destaca as áreas em que devemos nos concentrar se quisermos aproveitar efetivamente todas as oportunidades disponíveis para melhorar ainda mais a segurança rodoviária para os idosos.
Um dos desafios será resolver os objetivos conflitantes de ajudar os idosos a manter sua mobilidade independente até a velhice, ao mesmo tempo em que minimiza os riscos potenciais que representam, ou ocasionalmente representam. A melhor abordagem preventiva para combater esse problema parece ser uma combinação de várias soluções. “Precisamos considerar medidas de monitoramento, aconselhamento e avaliação tão seriamente quanto a tecnologia de veículos, soluções de design de infraestrutura e conceitos de mobilidade inclusiva”, acrescenta Fehlauer.
O DEKRA Road Safety Report 2021 intitulado “Mobilidade na Terceira Idade” está disponível para download online aqui.