A companhia global alemã DEKRA divulgou seus resultados financeiros e comemorou o aumento de sua receita conforme planejado no ano fiscal de 2022.
Mesmo com os desafios da inflação, pandemia e da guerra na Ucrânia, a empresa conseguiu expandir seu faturamento global em 7,4%, resultando em ganhos de 3,8 bilhões de euros. Nas Américas e nos países da Ásia-Pacífico, o crescimento de vendas foi de dois dígitos, atingindo as taxas de 19,9% e 10,5%, respectivamente. Já na Alemanha, o seu mercado doméstico registrou ascensão de 9,9%, cerca de 2,4 milhões de euros.
Segundo a organização internacional, todos os segmentos de negócios contribuíram para a evolução positiva do rendimento no último ano e a inspeção veicular continuou a ocupar o principal pilar de faturamento, com receitas de 1,3 bilhão de euros (+7,4%). Também em 2022, a Costa Rica e Espanha foram adicionadas como novos mercados, colocando a empresa nos trilhos para atingir a meta de cerca de 30 milhões de inspeções veiculares anualmente até 2025.
Apesar da volatilidade dos mercados financeiros percebida em 2022, a DEKRA aumentou seu índice de capital próprio em 7,5%, passando de 33,5% em 2021 para 41% no ano seguinte e ascendeu o seu lucro operacional (EBIT) a 226,4 milhões de euros, margem ligeiramente superior ao período anterior. Além disso, a companhia expandiu os investimentos totais em cerca de um terço, passando para 143 milhões de euros.
“Mesmo em tempos economicamente desafiadores, nunca pensamos em cortar os investimentos no nosso futuro. Pelo contrário, eles foram recordes porque estamos ansiosos para crescer, tanto no desenvolvimento de novos serviços quanto na aquisição de empresas que nos ajudam a acelerar nossa transformação”, explica o CEO da DEKRA, Stan Zurkiewicz.
Para 2023, as perspectivas são otimistas já que, apenas no primeiro trimestre, a receita da organização atingiu 990 milhões de euros, 12,8% a mais do que no período anterior. “Acreditamos que podemos continuar a crescer na faixa de um dígito médio a alto até o final deste ano fiscal, apesar dos riscos geopolíticos e macroeconômicos. Para isso, mantemos nossas fortes posições de mercado em todo o mundo e um portfólio atraente de novos serviços em nossas áreas de foco”, comenta Zurkiewicz.
Outro destaque relatado no Annual Report da DEKRA foi a Estratégia 2025, na qual a empresa firmou seu alvo em mobilidade do futuro, segurança cibernética e sustentabilidade. Dessa forma, a principal tarefa para os próximos anos da companhia que possui quase 100 anos de mercado é evoluir com maior ênfase em atividades remotas, análise de dados e serviços baseados em IA.
Ao executar sua Estratégia 2025, a DEKRA pretende permanecer como líder global em testes automotivos e tornar-se a maior fornecedora de ensaios e certificações para segurança cibernética e sustentabilidade. A empresa também almeja evoluir a lucratividade e entregar uma margem EBIT média anual de 8 a 9% até meados da década e, para isso, está agilizando e digitalizando seus processos internos para um crescimento rentável.