Delegação alemã discute no Brasil oportunidades de cooperação em hidrogênio verde

Foto: SHUTTERSTOCK

Entre os dias 16 e 20 de outubro, tomadores de decisão de diversas empresas e associações da Alemanha voltadas ao mercado de hidrogênio verde estarão no Brasil para discutir oportunidades de cooperação e negócios entre os dois países.

A delegação é organizada pela Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK São Paulo) no âmbito do projeto H2Brasil, que integra a Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável e é implementado pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH e pelo Ministério de Minas e Energia (MME) e financiado pelo Ministério Federal da Cooperação Econômica e Desenvolvimento (BMZ) da Alemanha.

A missão empresarial promoverá visitas técnicas e reuniões de negócios no Ceará e em São Paulo no intuito de disseminar o potencial brasileiro no suprimento de hidrogênio verde em uma cadeia de valor global e fomentar o diálogo entre os representantes de associações dos Governos do Brasil e da Alemanha.

A delegação é composta por representantes da NRW.Energy4Climate, agência de fomento de energias renováveis do estado da Renânia Vestfália; CAMPFIRE, consórcio para pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias de conversão e armazenamento de energia baseadas em amônia verde; RWE TI, subsidiária da RWE, quinta maior geradora de energia da Europa; Hydrogen Hamburg, cluster de hidrogênio verde da região Hamburgo; Ministério da Economia, Transporte, Construção e Digitalização da Baixa Saxônia, com um representante do departamento de matérias-primas, questões energéticas da economia e grandes projetos industriais.

Programação

A missão terá início no Ceará na segunda-feira (16), dia no qual o grupo visitará a planta da EDP em São Gonçalo do Amarante, a primeira de produção de hidrogênio verde comercialmente viável no Brasil.

Em seguida, o grupo visitará o Complexo de Pecém, porto industrial que oferece grandes oportunidades para a exportação de derivados de hidrogênio verde, como amônia e metanol, assim como para clientes potenciais em seu complexo industrial.

Para conhecer de perto as iniciativas do estado voltadas a qualificação profissional, o grupo visitará também o Centro de Competência de Transição Energética do instituto SENAI do Ceará.

Nos dias 18 e 19, a delegação participará do evento Hydrogen Dialogue Latin America, em São Paulo, uma iniciativa da NürnbergMesse Brasil, Hiria, Guia Marítimo e AHK São Paulo. Ao longo dos dois de evento, o grupo poderá acompanhar discussões técnicas com especialistas sobre alguns dos principais temas para o segmento de energia e sustentabilidade, com destaque para os cenários para transição energética industrial e o papel do hidrogênio verde e de baixo carbono, rotas alternativas de produção e inovações em aplicações de hidrogênio. Além disso, também será realizado um matchmaking no segundo dia de evento. Na ocasião, os participantes da delegação se reunirão com potenciais parceiros atuantes no mercado brasileiro.