Delegação alemã vem ao Brasil para fomentar negócios em hidrogênio verde

Foto: Unsplash

Entre os dias 12 e 17 de março, uma delegação formada por representantes de associações da Alemanha voltadas ao mercado de hidrogênio verde estará no Brasil para discutir oportunidades de cooperação e negócios entre os dois países na área das tecnologias PtX (Power-to-X), que correspondem ao uso do hidrogênio como integrador entre a geração de energia elétrica e outras aplicações, como energética e química.

Organizada pela Câmara Brasil-Alemanha do Rio de Janeiro (AHK Rio) no âmbito do projeto H2Brasil, a viagem da delegação contará com uma programação intensa de reuniões e visitas técnicas, visando a disseminação do potencial brasileiro no suprimento de hidrogênio verde em uma cadeia de valor global em formação.

O principal objetivo da missão é fomentar o diálogo entre os representantes de associações, autoridades do Governo de Brasil e Alemanha e o setor industrial para discutir a viabilização e o desenvolvimento de negócios na economia de transição energética, principalmente por meio do hidrogênio verde.

A delegação é composta por representantes da Associação Alemã das Indústrias de Energia e Água (BDEW, em sua sigla em alemão); Associação Alemã para o Hidrogênio (DWV, em sua sigla em alemão); Programa Internacional de Soluções Energéticas (NOW, em sua sigla em alemão); Departamento de Economia e Desenvolvimento do Distrito de Rostock; e Associação Alemã de Fabricantes de Máquinas e Instalações Industriais (VDMA, em sua sigla em alemão).

Programação

A primeira parada da delegação no Brasil será em Belo Horizonte no Encontro Econômico Brasil-Alemanha 2023. Durante o evento, os integrantes da missão alemã acompanharão painéis de discussão com autoridades, como Geraldo Alckmin, Vice-Presidente da República e Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços do Brasil; Robert Habeck, Vice-chanceler e Ministro Federal de Assuntos Econômicos e Proteção Climática da Alemanha; e Cem Özdemir, Ministro Federal de Alimentação e Agricultura da Alemanha.

O grupo fará também uma visita à empresa Neuman & Esser. Com investimentos de cerca de 8,5 milhões de euros, a empresa do grupo alemão inaugurou uma moderna fábrica em sua filial de Belo Horizonte. A planta produzirá geradores de hidrogênio verde por eletrólise, bem como reformadores de etanol e biometano.

De Minas Gerais o grupo continuará sua viagem para o Ceará para visitar, entre outros, o Complexo de Pecém, porto industrial que está se tornando o primeiro centro de hidrogênio verde do Brasil. Com a assinatura de vários acordos internacionais, o polo oferece grandes oportunidades para a exportação de derivados de hidrogênio verde, como amônia e metanol, assim como para clientes potenciais em seu complexo industrial. O porto também abriga uma usina termoelétrica do Grupo EDP, a primeira de produção de hidrogênio verde comercialmente viável no Brasil.