Delegação Alemã visita Feira Veículos Elétricos Latino-Americano e empresas no Brasil

A Delegação Alemã de Veículos Elétricos, idealizada e realizada pela Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo, aconteceu entre os dias 17 e 20 de setembro. Composto por três empresas alemãs (Parkstrom, Plug´n Charge, wallbe) e uma austríaca (Keba), o grupo pôde conferir a 14ª edição da Plataforma Latino-Americana de Veículos Híbridos-Elétricos, Componentes e Novas Tecnologias, bem como empresas brasileiras do seguimento de mobilidade elétrica, por meio de visitas técnicas.

No início da semana, os membros da delegação visitaram a feira, sob tour guiado por Friedel Nimax, responsável pela organização do evento. Os participantes visitaram também a empresa Metra, concessionária de transporte do Governo do Estado de São Paulo responsável pelo Corredor Metropolitano ABC, sob a supervisão de José Antônio do Nascimento, Administrador de Contratos da Eletra. A empresa desenvolvedora de veículos elétricos é considerada referência tanto nacional quanto internacionalmente no que diz respeito ao transporte público sustentável.

O grupo testou o ônibus elétrico, na versão híbrido (motor gerador + baterias), desenvolvido pela Eletra e destacou a qualidade ecológica e sonora do veículo.

Na terça-feira (18), a delegação visitou a CPFL Energia em Campinas, empresa atuante há mais de 100 anos no Brasil nos segmentos de distribuição, geração e comercialização de energia elétrica – tida como uma das líderes no segmento de energias renováveis no país.

A delegação foi também ao laboratório da CPFL, onde pôde interagir com as tecnologias disponíveis em um carro elétrico e em seu posto de recarga. Ainda na visita, Renato Povia, Gerente de Inovação da CPFL, expôs em sua apresentação a importância que o setor energético desempenhará em relação ao futuro do planeta quanto a conservação, conscientização e ao uso da energia elétrica.

No mesmo dia a delegação visitou a empresa Byd do Brasil, que opera em Campinas desde 2015 no segmento de ônibus elétricos e painéis solares. A visita foi guiada por Alexandre Travi, Gerente de Infraestrutura de Carregamento. Foram apresentadas as etapas de fabricação de ônibus elétricos e híbridos, bem como a alta tecnologia destinada ao desenvolvimento de produtos e soluções de energia sustentável. O grupo ficou impressionado com a eficiência operacional, a produção inteligente e as inovações tecnológicas presentes nos processos de manufatura da Byd do Brasil a partir do conceito de indústria 4.0.

O destino da delegação na quarta-feira foi a sede da Mercedes-Benz no Brasil. Durante a visita os integrantes puderam conhecer a fábrica e o processo de produção dos ônibus da marca. Após a visita à fábrica, a delegação se dirigiu para a área administrativa, onde participou de uma reunião com Curt Axthelm, Gerente Sênior , e com Robert Wolfram, Gerente de Compras de ônibus. A reunião abordou a situação atual do Brasil e da Mercedes-Benz. Após a passagem pela Mercedes-Benz, a delegação realizou ainda um passeio de helicóptero por São Paulo.

Na quinta-feira, último dia da delegação, houve a visita à empresa LDS Group, que desde 2010 é referência em fornecer um portfólio de alto nível em soluções de mobilidade com a essência do luxo. A empresa oferece também modelos de carro com design sustentável, que movidos por energia elétrica, cumprem as exigências de uma mobilidade isenta de emissões. Houve grande sinergia e troca de experiência em um bate-papo dinâmico entre os membros da delegação e Leonardo Domingos, CEO da LDS Sharing. Além disso, o grupo ficou fascinado com os planos de expansão da LDS no ramo de mobilidade elétrica.

Fotos: AHK São Paulo