Delegação do SENAI do Rio Grande do Norte visita Baviera em busca de novas parcerias e soluções de eletromobilidade

Foto: Divulgação SENAI-RN

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) do Rio Grande do Norte encerrou com sucesso uma missão técnica internacional no Estado Livre da Baviera, realizada entre os dias 1 e 9 de setembro. Durante este período, a instituição enviou uma delegação para aprofundar discussões e soluções ligadas ao offshore e à mobilidade – e eletromobilidade. O roteiro incluiu passagens por gigantes globais nos segmentos de qualificação profissional, segurança no trabalho, logística e indústria, além de seminários e infraestrutura de transportes.

“A delegação terminou a missão com perspectivas de ampliação de parcerias com o objetivo de preparar o Brasil para a nova fronteira do setor eólico, o offshore (no mar), para o desenvolvimento de ações na economia do mar e com vistas à mobilidade urbana – área em que a eletromobilidade está inserida”, explicou o Diretor do SENAI-RN, Rodrigo Mello.

A programação foi centrada em um seminário técnico sobre mobilidade urbana e eletromobilidade na Baviera, realizado nas cidades bávaras de Munique e Nuremberga.

A programação também contava com uma visita à fábrica da BMW e a um centro de pesquisa, além de um tour guiado sobre mobilidade urbana. Além disso, o grupo teve a oportunidade de trocar de experiências com acadêmicos da área e de participar de um workshop sobre o tema.

A viagem foi realizada a convite da Secretaria da Economia e Mídias, Energia e Tecnologia do Estado da Baviera (Bayerisches Staatsministerium für Wirtschaft, Landesentwicklung und Energie – StMWI). Outras instituições e empresas brasileiras relacionadas à indústria automotiva e a atividades ligadas à formação profissional, de tecnologia e cidades inteligentes também integraram o grupo. “As reuniões foram muito boas. As discussões giraram em torno de uma diversidade de temas importantes não só sobre eletromobilidade, mas, especialmente, sobre mobilidade urbana, onde a eletromobilidade está inserida”, disse Mello.

Além da Baviera, o grupo também visitou a Dinamarca. Mello explicou que a viagem foi extremamente positiva para obtenção de boas práticas e know-how para solucionar os problemas existentes no País relativos à mobilidade urbana, de forma a evitá-los antes de ocorrerem.