A Indústria 4.0 está amadurecendo. O que começou na Hannover Messe, em 2011, como um “projeto alemão pioneiro” agora ganhou destaque global, em parte graças ao trabalho inovador da Bosch. O objetivo é que a manufatura conectada se otimize automaticamente, diminuindo cada vez mais os custos de produção de produtos personalizados, mesmo em pequenos lotes.
Desde 2012, a Bosch tem conduzido sistematicamente as fábricas – tanto as suas como as de seus clientes – para esta nova era industrial. Este compromisso está valendo a pena: nos últimos dez anos, a empresa gerou mais de quatro bilhões de euros em vendas com a Indústria 4.0. Somente em 2020, a Bosch gerou mais de 700 milhões de euros em vendas com soluções de manufatura conectada. “Nós reconhecemos o potencial da Indústria 4.0 desde o início e somos os pioneiros nesse segmento. Agora estamos colhendo os frutos”, disse Rolf Najork, membro da direção mundial do Grupo Bosch, responsável pela área de tecnologia industrial.
O uso da Indústria 4.0 nas próprias plantas da empresa também traz resultados positivos. A Bosch está unindo softwares inteligentes para o controle de produção, monitoramento e planejamentos logísticos em uma plataforma de manufatura própria, que se conecta a um banco de dados maior e simplifica e otimiza tarefas como análises de IA para detecção de falhas. A implementação da nova plataforma de produção e logística da Bosch começará no fim de 2021. “Oferecemos a cerca de 240 das nossas fábricas uma ‘caixa de ferramentas da Indústria 4.0’ padronizada, que pode ser expandida e utilizada conforme necessário”, diz Najork. A Bosch acredita que essa solução economizará cerca de um bilhão de euros nos próximos cinco anos, após um investimento de cerca de 400 milhões de euros. Na Hannover Messe 2021, que ocorre de 12 a 16 de abril, a empresa irá mapear os “dez anos da Indústria 4.0” e mostrará a fábrica do futuro: que será tecnologicamente flexível, conectada de forma inteligente, ecologicamente sustentável e economicamente bem-sucedida.