DIHK sob nova liderança

Helena Melnikov assume cargo de Diretora-Geral Executiva da DIHK sucedendo Dr. Martin Wansleben

Melnikov, Helena, CEO

A partir de 1º de janeiro de 2025, a Câmara Alemã de Comércio e Indústria (DIHK, em sua sigla em alemão), com sede em Berlim, passou a ser liderada por Helena Melnikov. A advogada de 42 anos foi eleita pela Assembleia Geral da DIHK como nova Diretora-Geral Executiva da instituição, sucedendo Dr. Martin Wansleben, que se aposentou no final de 2024 após 23 anos à frente da instituição.

Durante a cerimônia de despedida, Dr. Wansleben foi homenageado pelo Chanceler Olaf Scholz, que se referiu a ele como “um representante responsável e enérgico da economia alemã”. Ainda segundo o Chanceler Scholz representar os interesses de mais de três milhões de empresas é uma tarefa importante para a Alemanha e que foi desempenhada com muita disposição e foco por Dr. Wansleben.

No início de deste ano Helena Melnikov afirmou que 2025 será um ano decisivo para a Alemanha como polo econômico. “Muitas empresas aguardam novos impulsos para a política econômica por conta das eleições parlamentares e que a nova Comissão Europeia direcione seu programa de trabalho para uma redução perceptível da burocracia, além de focar na competitividade de nossa economia”.

Com a nomeação de Melnikov, a DIHK fortalece ainda mais sua atuação e influência no cenário econômico global. Formada em Direito pela Universidade de Bremen em 2006, Melnikov obteve seu doutorado em 2009. Entre 2014 e 2021, foi Diretora-Geral da Associação de Bens da Bolsa de Valores de Hamburgo. Mais recentemente, desde setembro de 2021, ocupou o cargo de Diretora-Geral e membro do conselho da Associação Alemã de Gestão de Materiais, Compras e Logística (BME em sua sigla em alemão).

Há mais de 160 anos a DIHK é a voz das empresas alemãs, atuando como a organização central das 79 IHKs, que representam mais de três milhões de empresas associadas – desde pequenas e médias empresas até grandes corporações. Além disso, a DIHK coordena a rede global das Câmaras de Comércio Alemãs no Exterior (AHKs), que atualmente conta com mais de 150 escritórios em 93 países, desempenhando um papel crucial na promoção e defesa dos interesses da economia alemã em âmbito internacional.