Doação de livros do Colégio Humboldt ajuda famílias a economizarem com material escolar

Foto: Divulgação Colégio Humboldt

Com a proposta de incentivar a doação, promover a reutilização, reduzir os custos do orçamento familiar e conscientizar os alunos em cuidar de seus materiais, nascia há dez anos o projeto de doação de livros e uniformes do Colégio Humboldt. Nos últimos três anos, tornou-se mais conhecido por meio de um grupo de WhatsApp em que sete mães voluntárias atendem outras mães, pais e responsáveis do Colégio para a doação, que são realizadas durante o ano todo, sendo o maior movimento em dezembro, quando sai a lista de livros para o ano letivo seguinte e janeiro, no período de volta às aulas.

Quando o projeto começou a tomar corpo, as doações eram recebidas e retiradas na casa de uma mãe do Colégio e a cada ano ganhava novos participantes. A casa já não comportava tantos livros e uniformes e a instituição cedeu espaço para armazenamento dos materiais, que hoje conta com uma sala para livros e uma sala para uniformes.

“Com a pandemia continuamos com o trabalho, pois a comunicação ocorre via WhatsApp. A organização é feita de acordo com a disponibilidade de tempo de cada voluntária, sem aglomerações. Trabalhamos com máscara o tempo todo e seguimos o protocolo estabelecido pelo Colégio”, comentou Angela Noriko Nakagawa, que coordena a doação e troca de livros do Colégio Humboldt.

Para participar, os livros devem ser válidos, com o mesmo ISBN da lista de materiais do Colégio. Além disso, as novas famílias que matriculam seu filho no Humboldt recebem doações, que é uma forma de dar as boas vindas; e os livros doados não devem ser vendidos. Os exemplares devem ser embalados e identificados com o nome e celular previamente cadastrados, destinados ao grupo Doe Humboldt e deixados na bancada de “Entrega de Doações”. É feita uma triagem de quem já doou e caso os livros solicitados tenham chegado, um pacote é feito com nome e celular, a família é comunicada via WhatsApp e os pacotes ficam na bancada de “Retirada de Doações”. “A ideia é atender cada família de pouquinho, em pouquinho, à medida que as doações chegam, até completar a lista. Desta forma garantimos que todos receberão doações”, disse Angela.