Domingues e Pinho Contadores divulga lista com 5 tendências de gestão de RH para 2024

Foto: Shutterstock

A gestão de recursos humanos está em constante evolução para atender às demandas de um ambiente de trabalho dinâmico e que vem passando por intensas transformações nos últimos anos. Para 2024, as tendências refletem uma combinação de avanços tecnológicos e uma abordagem centrada no ser humano, em aprofundamento ao que as empresas já vinham experimentando nos últimos tempos.

“As organizações que estiverem atentas às exigências do mercado e expectativas das pessoas, estarão melhor posicionadas para atrair e reter talentos”, avalia Marcelo Leite, Líder de Recursos Humanos na Domingues e Pinho Contadores. Confira as 5 tendências de gestão de RH para 2024:

Diversidade, equidade e inclusão

Primeiramente, é necessário ajustar-se, ao que a legislação trabalhista já exige em relação a esses termos. Por exemplo, há exigências legais para inclusão de pessoas com deficiência, obrigações em relação à igualdade salarial de homens e mulheres, entre tantas outras.

Ao RH, cabe adaptar as estratégias de recrutamento para mais foco em diversidade e inclusão e desenhar programas internos voltados a promover igualdade de oportunidades. Além disso, espera-se que a área contribua para a criação de uma cultura que valorize e respeite as diferenças individuais e coletivas.

Saúde mental

A promoção de um ambiente saudável é considerada prioritária para maximizar a produtividade e a satisfação dos colaboradores. Por isso, práticas que propiciam o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal e iniciativas que incluem serviços de apoio psicológico, benefícios voltados para o bem-estar e flexibilidade de horários seguem tendo grande importância.

Valorização de talentos

Medidas para a retenção de talentos, como planos de carreira, trilhas de treinamentos e mentorias para desenvolver habilidades específicas são atividades que devem estar no planejamento da área de RH para o ano.

Transformação digital e novas tecnologias

A transformação digital permanece como forte tendência, acompanhando o que ocorre em nível global, em todas as áreas de negócio. No âmbito do RH, a automação de processos será cada vez mais integrada às operações diárias, otimizando tarefas rotineiras do setor.

Além disso, a tecnologia auxilia na criação de conteúdo realista e personalizado para melhorar a produtividade, a criatividade e a experiência dos colaboradores, onde IA terá papel fundamental.

Uso de dados

A análise de informações pode apoiar a identificação de demandas de contratação, lacunas de habilidades e necessidades de desenvolvimento, ou seja, desempenhando papel crucial na formulação de estratégias de RH baseadas em dados.