DZT organiza pela oitava vez consecutiva o “Dia do Turismo sem Barreiras” durante a ITB Berlin

 
Visitante cego tateia réplica do centro antigo de Erfurt com auxílio de guia no Mercado de Peixes – Foto: Divulgação DZT

Entre 6 e 10 de março, a capital germânica acolhe mais uma edição da ITB- Internationale Tourismusbörse Berlin, considerada a maior feira de turismo do mundo.  A exemplo de anos anteriores, a diretora do Centro de Turismo Alemão (DZT) no Brasil, Margaret Grantham, antecipa que pela oitava vez consecutiva o evento promoverá, em 8 de março,  o “Dia do Turismo Sem Barreiras”. A inciativa, segundo Margaret, ocorre por meio de uma parceria do DZT com a associação “Turismo Para Todos na Alemanha” no City Cube Berlin e terá como objetivo ampliar a oferta de atividades para esse público.

Para a CEO do GNTB – German National Tourist Board, Petra Hedorfer, pessoas com deficiências físicas ou cognitivas podem experimentar a Alemanha como um destino de viagem graças a uma extensa variedade de serviços sem barreiras. “Isso fortalece nossa posição na competição internacional. Ao mesmo tempo, todos os viajantes se beneficiam da qualidade do serviço de ofertas sem barreiras. Para nós, o Dia do Turismo Sem Barreiras é uma excelente plataforma para a troca de opiniões sobre o que já foi alcançado em um fórum de primeira classe e para discutir os desafios existentes”, afirma a executiva. Nesse sentido, um dos convidados da ITB é Victor Calise, do Departamento Para Pessoas Com Deficiência da Prefeitura de Nova York, que irá fazer uma palestra sobre o tema “Trabalhando Para Tornar New York a Mais Acessível Cidade do Mundo”.

Por sua vez, e complementarmente, o CEO da “Turismo Para Todos na Alemanha”, Rüdiger Leidner, afirma: “O Dia do Turismo Sem Barreiras é um bom exemplo da implementação da Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência, da ONU, em projetos do Governo Federal. Isso é fruto do financiamento sustentável desse evento e dos projetos apresentados nesse dia, como, por exemplo, o ‘Travel for All’, mostrando a inclusão de organizações de apoio a pessoas com deficiência em iniciativas que incentivam a acessibilidade”.

Margaret lembra que o GNTB é responsável pela organização do evento pela sexta vez consecutiva, com base em uma decisão do Bundestag Alemão, apoiada pelo Grupo de Trabalho sobre Destinos de Viagem Sem Barreira na Alemanha, o Grupo de Trabalho Tourism for All e a Messe Berlin. Informações detalhadas sobre ofertas de viagens sem barreiras no país europeu, bem como o programa atual para o Dia do Turismo Sem Barreiras, estão disponíveis on-line em www.germany.travel/tdbt.

O DZT Brasil estará presente durante toda a ITB no stand da Alemanha, localizado no Pavilhão 12, Stande 102.

O Centro de Turismo Alemão (DZT) é o portal nacional do turismo na Alemanha, com sede em Frankfurt amMain. A instituição representa a Alemanha como país turístico em nome do Ministério da Economia e Tecnologia (BMWi), que a apoia conforme uma resolução do Parlamento Federal alemão. O DZT desenvolve e comunica estratégias e produtos para ampliar no exterior a imagem positiva dos destinos turísticos alemães e para promover o turismo no país. Para isso, mantém 30 representações nacionais em todo o mundo. Mais informações no centro de imprensa do portal www.germany.travel/presse. Para fotos, acesse, http://www.dzt.picworld-touristic.de