E-Commerce na Baviera

Foto: Shutterstock

Visando apoiar as empresas que querem expandir sua atuação e fazer negócios internacionais, as Câmaras de Indústria e Comércio (IHKs), com o apoio do Ministério da Economia do Estado da Baviera (StMWi), lançaram o “Weltweit erfolgreich” (“Sucesso no mundo inteiro”), um portal dedicado ao comércio exterior.

A venda internacional de produtos pela internet tem uma série de especificidades a serem consideradas. Existem regulamentações especiais a serem observadas em cada país: desde a rotulagem do produto até o desembaraço aduaneiro e o descarte da embalagem. O objetivo do portal “Weltweit erfolgreich” é auxiliar nas informações importantes para este tipo de atuação, apoiando pequenas e médias empresas a posicionar seus produtos e serviços no exterior. Sob o lema “Bem-sucedido online e no exterior”, o novo portal de comércio exterior traz informações importantes sobre países exportadores e retrata suas práticas comerciais e regulamentações legais.

“Queremos levar em conta o maior número possível de aspectos nos negócios internacionais”, disse Ina Knausenberger, responsável pela IHK para Munique e Alta Baviera. Por meio da plataforma, o usuário aprende como desenvolver com sucesso mercados de vendas digitais, o que precisa ser considerado ao procurar fornecedores em mercados internacionais e como as Câmaras de Comércio (AHKs) locais podem ajudar. Também são compartilhadas inúmeras dicas práticas: o usuário aprende o que deve ponderar ao emitir uma fatura ou como preencher corretamente uma declaração alfandegária. “As câmaras querem um diálogo interativo com o usuário”, destacou Christian Neugebauer, oficial de comércio exterior do IHK. O visitante do portal pode não apenas entrar em contato com especialistas experientes em comércio exterior, mas também participar de webinars sobre temas específicos. Os primeiros eventos online estão previstos para fevereiro de 2022.

A aquisição digital será um foco importante da nova plataforma. “Muitas empresas estão procurando fornecedores adicionais ou alternativos como resultado dos gargalos causados pela pandemia”, disse a especialista da IHK Sophie Driver. Na plataforma, essas empresas descobrem, entre outras coisas, quais portais regionais podem usar para suas buscas, o que deve ser considerado na hora de armazenar as mercadorias adquiridas e quais regulamentações se aplicam à sua exportação. Além disso, as empresas devem levar em conta que a busca por fornecedores qualificados pode levar tempo e estes nem sempre são encontrados em países próximos.

A Representação da Baviera da Baviera no Brasil está disponível para tirar dúvidas e auxiliar neste contato com a IHK de Munique e Alta Baviera: bayern@bayern.com.br .