Edição de 2022 da InnoTrans retorna com forte presença de visitantes internacionais

Foto: Divulgação InnoTrans 2022

Os dias 20 a 23 de setembro foram marcados pelo encontro do setor de tecnologia de mobilidade e transportes na InnoTrans, feira líder do setor. Após quatro anos, a InnoTrans foi realizada pela 13ª vez no Centro de Exposições de Berlim e registou uma demanda tão alta quanto as das edições anteriores. Inúmeros visitantes, um alto nível de internacionalidade e muitos negócios caracterizaram a feira, assim como a ampla cobertura do mercado e a alta densidade de inovação. Com 250 lançamentos mundiais, os expositores apresentaram mais soluções do que nunca. Além disso, os visitantes profissionais tiveram a oportunidade de ver 128 veículos e exposições na pista e nas áreas externas.

Cerca de 140.000 visitantes de mais de 131 países compareceram InnoTrans. Adicionalmente, 2.834 expositores de 56 países apresentaram toda a diversidade de produtos e serviços da indústria da mobilidade.

“A InnoTrans demonstrou, mais uma vez, que ela consegue reunir os players mais importantes da indústria para apresentar o que vai estar nas estradas e nas ruas amanhã. Foi na feira que os expositores apresentaram em primeira mão as tecnologias para uma mobilidade sustentável. Além disso, a InnoTrans também é uma plataforma de intercâmbio internacional para uma rede transeuropeia de transportes”, sublinhou Martin Ecknig, Diretor Executivo da Messe Berlin.

Na InnoTrans deste ano, a proporção de visitantes que vieram pela primeira vez foi particularmente alta (56 %). Outro dado marcante foi o fato de que apenas 42,7 % dos visitantes eram alemães, o que confirma o papel da InnoTrans como a principal feira comercial do setor no mundo. Os visitantes estavam especialmente interessados na tecnologia de transporte ferroviário, nas soluções relacionadas à infraestrutura, na área de exposição exterior e na via ferroviária de 3,5 quilometros. A nova área de exposição Mobility+, plataforma para serviços e produtos relativos à mobilidade complementar ao transporte público, também foi ponto de destaque.

“Só podemos construir o futuro dos trens em conjunto com parceiros fortes. É por isso que o intercâmbio dentro da indústria na InnoTrans é tão importante. Para nós, a InnoTrans 2022 foi um sucesso completo”, afirmou o Presidente da Deutsche Bahn, Dr. Richard Lutz.

O Diretor Geral de Tecnologia da Associação das Empresas Alemãs de Transportes (Verband Deutscher Verkehrsunternehmen – VDV), Martin Schmitz, salientou os aspectos otimistas que a feira trouxe para a indústria. “A InnoTrans 2022 foi caracterizada por muita confiança e alegria na inovação, apesar da atual situação política e econômica.” Ele também elogiou as medidas adotadas pelo governo alemão e pela União Europeia para a descarbonização. “Na indústria ferroviária, pensamos sempre estrategicamente e temos sempre que manter uma visão para o longo prazo. É por isso que programas como o “Fit for 55” são tão importantes: nós podemos dar uma forte contribuição. As inovações e temas principais da feira mostraram que estamos realmente construindo o futuro juntos.”, finalizou.