EMBRAPII vai ao Chile debater inovação para pequenas e médias empresas

Foto: Shutterstock

A EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) participa do workshop internacional “Europa e América Latina: Parceiros para a promoção de Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPMEs) – Criação de espaços colaborativos em transferência de tecnologia e novas ferramentas digitais”, em Santiago, no Chile. O evento, que se encerra nesta quinta-feira (23), conta com a participação de mais de 50 instituições de 11 países europeus e latino-americanos, além de autoridades internacionais e representantes de centros de tecnologia e universidades.

A proposta do encontro é estimular o intercâmbio de experiências e viabilizar a identificação de possíveis parceiros entre instituições da Europa e da América Latina. A programação contempla debates sobre os desafios da indústria 4.0, conversão digital de setores tradicionais e a incorporação de novas tecnologias digitais em empresas de menor porte, além de grupos de trabalho e reuniões bilaterais.

Nesta terça-feira (21), durante apresentação da EMBRAPII, o diretor de Planejamento e Gestão, José Luis Gordon, destacou o modelo de atuação da instituição e os avanços alcançados em inovação com Micro, Pequenas e Médias empresas no Brasil.  “A estratégia da EMBRAPII de aproximar startups e empresas já estabelecidas permite a transferência de conhecimento e potencializa a competitividade na indústria brasileira”, destaca. “De um lado, abre-se mercado a jovens empreendedores e fortalece os laços com seus fornecedores, enquanto, de outro, empresas já consolidadas ganham acesso a conhecimento de vanguarda e podem renovar seus processos internos.”

No modelo EMBRAPII um terço de projetos inovadores são financiados pela instituição com recursos não reembolsáveis promovendo interação entre o setor produtivo e as Unidades EMBRAPII (centros de pesquisas credenciados). Especificamente com pequenas e médias empresas, a organização mantém um acordo com o Sebrae, que totaliza R$76 milhões em 109 projetos apoiados de pequenos e médios empreendedores.

O workshop internacional é uma iniciativa da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe e ocorre dentro do âmbito do projeto EUROMIPYME, co-financiado pela União Europeia.