Empresa bávara OroraTech lança primeiro satélite com câmera termográfica

Foto: Pexels

A necessidade de novas tecnologias para detectar incêndios mais rapidamente, monitorar sua propagação de forma mais precisa e confiável tornou-se cada vez mais urgente. Por conta disto, no dia 13 de janeiro deste ano, a empresa bávara OroraTech deu um passo crucial ao lançar sua primeira câmera termográfica infravermelha, projetada para capturar e transmitir rapidamente informações. Os dados serão integrados ao serviço de inteligência de incêndio florestal existente, aumentando significativamente a velocidade e a precisão da detecção para clientes em todo o mundo. Nos próximos anos, as câmeras espaciais da empresa fornecerão insights novos e aprimorados para a prevenção de desastres naturais.

Com o lançamento de um foguete Falcon 9, a empresa espacial norte-americana SpaceX está levando uma carga útil da OroraTech para o espaço com sua missão Transporter-3. A uma altitude de 525 quilômetros (±25 km), um satélite do tamanho de uma caixa de sapatos (CubeSat) orbitará a Terra e capturará imagens térmicas contínuas de alta resolução da superfície. Os dados serão analisados ​​diretamente em órbita usando um algoritmo baseado em inteligência artificial (IA) e depois transmitidos de volta à Terra. Isso reduzirá significativamente o tempo de detecção e notificação de incêndio de horas para alguns minutos, proporcionando um tempo inestimável para evitar danos.

“Capturamos radiação infravermelha de onda média e térmica com nossa tecnologia a uma grande distância”, explica Thomas Gruebler, CEO e cofundador da OroraTech. “Analisamos os dados coletados com nosso módulo de processamento integrado acelerado por GPU em órbita e, assim, detectamos assinaturas de temperatura características já no espaço. Nosso software baseado em IA garante que os incêndios florestais detectados sejam relatados imediatamente.”

A empresa com sede em Munique firmou uma parceria de longo prazo com a Spire, fabricante de pequenos satélites com sede em Luxemburgo, reduzindo o custo de lançamento de satélites no espaço e, assim, criando a capacidade de concentrar mais recursos no desenvolvimento da tecnologia. “Ao desenvolver consistentemente a tecnologia para pequenos satélites, a OroraTech está alcançando uma mudança fundamental na curva de custos da indústria”, disse Wolfgang Neubert, sócio da APEX Ventures. “Com a atual missão de demonstração, a OroraTech quer provar que a tecnologia é adequada para uso no espaço e que imagens utilizáveis ​​podem ser tiradas mesmo a cerca de 500 km. Os primeiros dados mostrarão o que será possível no futuro e abrirão o caminho para uma melhor cobertura e previsões mais precisas.”

No entanto, a previsão do risco de incêndios florestais e a criação de modelos precisos de propagação do fogo exigem um grande volume de dados precisos, que exigemuma constelação de satélites para serem obtidos. Em uma órbita síncrona com o sol, a constelação CubeSat fornecerá cobertura para todos os pontos da Terra no mesmo horário todos os dias, várias vezes ao dia. Até o final de 2023, uma constelação mínima viável (MVC) composta por oito CubeSats estará em operação com foco na captura de imagens térmicas no final da tarde, horário de pico de incêndios florestais que dificilmente é coberto pelas atuais missões de satélite. A OroraTech está fechando essa lacuna nos dados disponíveis e, ao mesmo tempo, melhorando significativamente a relação custo-dados.

No futuro, os satélites da OroraTech poderão não apenas monitorar incêndios florestais, mas também outros processos que contribuem para as mudanças climáticas. Um desses processos é a queima de gás, a queima do subproduto da produção de petróleo, especialmente em áreas remotas, como instalações offshore. Segundo o Banco Mundial, se toda a queima de gás fosse interrompida hoje, as emissões de CO2 poderiam ser reduzidas em 400 milhões de toneladas por ano. A tecnologia de Munique também pode ser usada para determinar a evaporação da água no solo, o que é particularmente interessante para a agricultura e extremamente relevante com o aumento das secas previstas. Até mesmo derramamentos de óleo na água podem ser monitorados com mais precisão a partir da órbita.

Seja qual for o desafio, a OroraTech está pronta para levar a resiliência às mudanças climáticas a um nível totalmente novo – do espaço.