Empresas alemãs apresentam soluções de tratamento de água e esgoto para potenciais parceiros brasileiros

Foto: Divulgação AHK São Paulo

Nesta terça-feira (30), as Câmaras Brasil-Alemanha de São Paulo e do Rio de Janeiro promoveram a conferência digital Oportunidades de Negócios no Brasil para Empresas Alemãs do Setor de Água e Esgoto. O evento reuniu empresas alemãs que apresentaram para o público brasileiro suas soluções, produtos e serviços voltados para o setor de água e esgoto. Considerando que 47% da população brasileira não tem acesso a saneamento básico, o evento tinha como objetivo promover oportunidades de negócios bilaterais de modo que empresas alemãs possam fornecer suas soluções para o Brasil.

O primeiro convidado do dia foi Mike Busse-Lepsius, do Ministério de Economia e Energia da Alemanha (BMWi), que ressaltou os ganhos que uma parceria de negócios pode gerar para os dois países. “A Alemanha tem uma indústria voltada para o tratamento de água e esgoto muito sólida e, por isso, pode oferecer know-how para as empresas brasileiras interessadas em investir neste setor, que já apresentam benefícios por conta das vantagens geográficas e energéticas do Brasil”, afirmou.

Em seguida, Markus Winter, Conselheiro de Programas Internacionais da German Water Partnership e.V., apresentou o panorama do saneamento na Alemanha e as metas do país em termos de sustentabilidade e de investimentos no setor. “A grande tendência do mercado são as soluções sustentáveis, voltadas especialmente para o conceito de Água 4.0, que visa a digitalização dos processos de tratamento de água e esgoto. O desafio agora é manter os padrões elevados e a transparência na implementação de projetos-chave”, disse.

Adicionalmente, Percy Soares, Diretor Executivo da Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto (ABCOM), comentou sobre as perspectivas relacionadas ao novo marco legal do saneamento e sobre os resultados dos principais leilões realizados após a aprovação do marco. “O volume de investimentos privados no setor de água e esgoto ainda é muito baixo, mas os leilões realizados recentemente mostraram que esse cenário tende a mudar e que o serviço de saneamento pode ser oferecido também para regiões menos populosas e mais distantes de centros urbanos”, explicou.

A primeira apresentação do painel inicial ficou por conta de Markus Leidinger, Especialista de Aplicação da Aerzen, que mostrou os resultados do projeto na planta de tratamento de Bramsche, na Alemanha, a partir de uma tecnologia de aeração de bolhas finas desenvolvida pela empresa em 2018.

Logo em seguida foi a vez de Vagner Motta, da WILO SE, que expôs as metas da empresa relacionada às soluções sustentáveis e o comprometimento em manter a funcionalidade dos equipamentos fornecidos.

Em seu pitch, Monika Trinh, Engenheira de Projetos da Martin Systems, compartilhou com os participantes a tecnologia de membrana para tratamento de água nas indústrias automobilísticas e de laticínios.

A exposição seguinte ficou a cargo do Carlos Olivo e Ricardo Rehder, Engenheiro de Vendas e Engenheiro de Vendas e Desenvolvimento de Novos Negócios da Flottweg, respectivamente. Eles apresentaram aos participantes a nova tecnologia da empresa voltada para a desidratação de lodos.

Encerrando o primeiro bloco de apresentações, Edwin Locker, Diretor Administrativo da Herco, ofereceu as soluções relacionadas à tecnologia sustentável para o trato de água na indústria com produtos de longa vida útil.

O segundo painel teve início com Ralf Höll e Leonardo Aquino, Product Manager e Gerente de Vendas da VEGA, que trouxeram os principais dados da empresa de sensores de tratamento de água e esgoto no Brasil e no mundo.

Já Enrique Montes e Michael Bickendorff, Gerente de Vendas e Engenheiro de Processos da Bindergroup, apresentaram seus equipamentos de alto nível de automação que realizam medição de gás para purificação de águas residuais de esgoto.

O terceiro painel teve a moderação de Alessandro Colucci, Diretor de Internacionalização de Empresas e Desenvolvimento de Negócios da Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo, que convidou James Clarke, Diretor da PPU, para divulgar os sistemas de aplicação industriais desenvolvidos pela empresa, que não exigem o uso de energia elétrica.

Henrique Reisdorfer Leite, Pesquisador da EOMAP, mostraram como a empresa mapeia sistemas aquáticos ao redor do mundo para monitoramento de qualidade de água e dados ambientais.

Sistemas de evaporação da água e recuperação de recursos residuais foi o tópico apresentado por Martin Frank, Gerente de Vendas da KMU LOFT, que explicou como esse processo de reciclagem funciona na indústria.

Por fim, Thilo Heffner, Proprietário da Efficiency Systems, apresentou um sistema de monitoramento inovador que prioriza a demanda particular de cada cliente, por meio de uma plataforma de Internet das Coisas industrial.

As Câmaras Brasil-Alemanha de São Paulo e do Rio de Janeiro organizarão, ao longo desta semana (30.11 a 03.12), reuniões individuais B2B com empresas brasileiras interessadas em potenciais parceiros comerciais das empresas alemãs participantes.

A conferência e a deleção foram realizadas em cooperação com a German Water Partnership e.V. e fomentada pelo BMWi, além de contar com o apoio da Associação de Engenheiros Brasil-Alemanha (VDI) e da ABCOM.