Empresas e jovens mulheres negras se reúnem para discutir a inclusão no mercado de trabalho 

Foto: Divulgação AHK São Paulo

As empresas participantes do MUDE com Elas, programa implementado pela Ação Educativa, pela Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK São Paulo), Instituto Social Ser+ e pelo escritório de terre des hommes Alemanha (tdhA) em São Paulo, e jovens mulheres negras da iniciativa se reunirão no dia 24 de novembro às 15:00 horas, para discutir a importância da diversidade e inclusão no mercado de trabalho.  

Danielle Matos, Sócia-proprietária da consultoria Indique uma Preta, dará início ao evento com uma exposição sobre os principais desafios enfrentados por esse grupo ao iniciar sua jornada profissional. Após esse panorama, será realizado um roundtable acerca do impacto do projeto nas experiências profissionais e pessoais das participantes e na promoção da equidade no ambiente corporativo. Nesta conversa, estarão presentes Elineide Castro, Gerente de Recursos Humanos da Mercedes-Benz; Susana Paes, Gerente de Recursos Humanos da HDI Seguros; e as jovens participantes da iniciativa Bianca do Nascimento Correa, Kemily Mendes Pardinho e Nathália Cristina Da Rosa Ferreira. 

Bastante envolvida com o MUDE com Elas, Paes considera que o projeto oferece benefícios para os dois lados: as jovens ganham com a experiência profissional e as empresas contratantes se colocam como agentes afirmativos. “Nosso desejo é que estas meninas possam se desenvolver, ganhar maturidade profissional e alcançar seus sonhos. Teremos muito orgulho de contar com elas no nosso time hoje e no futuro. Além disso, acreditamos que, fazendo a nossa parte, nos posiciona como exemplo para o que queremos ver refletido na sociedade”, afirmou. 

Ferreira está empolgada com a possibilidade de impactar outras empresas e jovens com seu depoimento. Participante do programa, ela trabalha atualmente na Siemens Healthineers como jovem aprendiz. “Meu desejo é dar voz ao sentimento das jovens negras que têm objetivos incríveis para si, mas não sabem como construir um caminho para realizá-los. Eu estava nesse momento, e o MUDE com Elas ajudou muito a ampliar meu campo de visão”, afirmou. 

Patrícia Caires, Diretora do Centro de Competência de Formação Profissional da Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo, se mostra empolgada com os resultados obtidos até o momento e animada com as perspectivas para o futuro. “As mulheres negras estão, hoje, na base da desigualdade de renda no Brasil. O MUDE com Elas busca mudar este cenário, possibilitando uma entrada mais digna no mercado de trabalho. Nós queremos que este grupo, em sua maioria, marginalizado se transforme em participantes protagonistas e empreendedoras da própria vida”, concluiu. 

O programa já está confirmado para o próximo ano e tem vagas limitadas. Empresas pioneiras no programa, são a Continental, HDI Seguros, Mercedes-Benz, Messer Gases, Phoenix Contact, Siemens Healthineers e SIMPAR. Interessadas podem entrar em contato pelo e-mail: patricia.caires@ahkbrasil.com ou fazer sua inscrição para o evento aqui 

Sobre o MUDE com Elas: 

O MUDE com Elas é uma ação afirmativa que busca auxiliar jovens mulheres negras no início de suas trajetórias dentro do mercado de trabalho, por meio da qualificação profissional aliada à experiência prática nas empresas participantes do programa. Fruto de uma parceria multiatores, o projeto tornou possível para 26 jovens fazerem um curso voltado para o ensino de temas como administração, comunicação, informática e inglês. Após um período exclusivamente dedicado ao aprendizado teórico, as participantes começaram a trabalhar nas empresas participantes como jovens aprendizes. 

Serviço: 

MUDE com Elas: apoie a inclusão de jovens mulheres negras no mercado de trabalho 

Data: 24 de novembro de 2021 

Horário: das 15:00 às 16:20 horas 

Inscrições e mais informações