Engenharia do BMW Group Brasil apoia desenvolvimento do primeiro modelo inteligente do mercado

Foto: Divulgação – BMW

A empresa bávara BMW Group tem como premissa oferecer aos seus clientes as mais novas tecnologias, entregar o Puro Prazer de Dirigir e liderar a transformação da indústria premium de mobilidade. Nesse sentido, o BMW iX nasceu como o primeiro carro inteligente do Brasil, trazendo itens de conectividade e conveniência inéditos na indústria automotiva global e contou com colaboração fundamental do time de engenharia brasileiro. Os engenheiros locais foram responsáveis por parte importante do desenvolvimento de todo o sistema de informação e entretenimento do modelo.

Liderados por Herbert Negele, Diretor de Engenharia do BMW Group Brasil, o time de engenheiros brasileiros foi o responsável por testar, validar e solucionar diversos problemas nos sistemas de entretenimento, comandos de toque, comandos por gestos, integração por aplicativos e interface de voz. “O Brasil apresenta excelente nível de profissionais e todos os tipos de topografias necessários pra desenvolver e validar sistemas mundiais”, afirma o executivo. “Além de apoiar os processos globais, também aprimoramos a evolução com comandos de voz no português usado no Brasil com foco nos clientes locais.”

Ao todo, foram reportados e corrigidos 966 problemas. A maior parte deles referente ao sistema de navegação, por conta das características das cidades brasileiras. Em segundo lugar no ranking de problemas corrigidos estão os comandos de voz. Com esse desenvolvimento, os sistemas que equipam o BMW iX funcionam de forma muito mais natural e fluida.

Um protótipo do BMW X5 a diesel protótipo foi o veículo utilizado pelo time de engenharia para o desenvolvimento. Com todo o sistema eletrônico do iX, o modelo rodou por cerca de 40 mil quilômetros para executar as mais variadas testagens. 

Foram realizados também testes de bancada dos sistemas. Neste modo, os testes são feitos de forma sem a necessidade de condução por parte de uma pessoa, com frequência de 24 horas durante todos os dias da semana. Além de ajudarem no desenvolvimento, esses dados são utilizados no banco de dados do grupo e auxiliam os sistemas em todas as partes do mundo.

BMW iX

Primeiro carro inteligente do Brasil, o BMW iX mostra suas principais características com o uso cotidiano como, por exemplo, o sistema de regeneração de energia dos freios. Com todos os seus sistemas trabalhando em conjunto e de forma inteligente, o iX é capaz analisar o mapa de GPS por onde o carro está transitando.

Se detectar, por exemplo, uma situação na qual o motorista será efetivamente obrigado a frear, como um cruzamento ou a descida de uma serra, o carro, automaticamente, aumenta o sistema de regeneração de energia. Dessa forma, o motorista usa menos o sistema de freios e, ao mesmo tempo, recupera mais energia para as baterias.

Outro exemplo de inteligência do BMW iX se refere à rotina do motorista. Com a Assistente Pessoal Inteligente BMW (Intelligent Personal Assistant), o veículo é capaz de analisar o caminho que está sendo feito, cruzar com os dados de horário e destino, para ter ações espontâneas que já foram feitas previamente pelo condutor, como por exemplo, abrir sozinho o vidro do motorista para abrir o portão eletrônico da residência.