ENGIE fornece à LANXESS eletricidade verde

Foto: Unsplash

A empresa de especialidades químicas LANXESS e a companhia de energia ENGIE concluíram contratos de fornecimento total de energia, com um volume de 1.400 Gigawatt-hora (GWh), para unidades na Alemanha e na Bélgica. Mais da metade será coberta por contratos corporativos de compra de energia (cPPAs), com garantia de origem para energia verde. Esse contratos vão de janeiro de 2023 até o final de 2025.

A eletricidade para os cPPAs será proveniente de dezessete parques eólicos e quatro parques solares localizados na Alemanha. Ao combinar diferentes tecnologias e localizações, a geração a partir de fontes de energia renováveis pode ser melhor adaptada ao perfil de consumo da LANXESS. Por exemplo, os parceiros esperam que as energias renováveis representem 50% da eletricidade total utilizada. Isso reduzirá a pegada de carbono da LANXESS em 33.000 toneladas métricas por ano. Para uma comparação, a pegada de CO2 por pessoa por ano na Alemanha é de cerca de 11 toneladas métricas.

A eletricidade será fornecida a cinco unidades da LANXESS na Alemanha: Bergkamen, Bitterfeld, Brilon, Brunsbüttel e Mannheim. Na Bélgica, a eletricidade vai para as duas unidades da LANXESS, em Lillo e Kallo, na área portuária de Antuérpia.

“A eletricidade verde em nossa produção também torna nossos produtos mais sustentáveis – e, portanto, mais atraentes para nossos clientes”, afirma Rolf Kettner, Head de Aquisição de Energia da LANXESS.

O novo contrato de fornecimento contribui para o plano da LANXESS de se tornar neutra para o clima até 2040 na produção (Escopo 1) e em fontes de energia (Escopo 2). Entre outros pontos, o grupo de especialidades químicas planeja alterar seu fornecimento de energia global para energias renováveis na próxima década. Em agosto de 2022, a LANXESS também anunciou sua intenção de tornar toda a sua cadeia de valor neutra em termos climáticos até 2050 (Escopo 3).

“Agora temos o prazer de apoiar a LANXESS em seu caminho para a neutralidade climática também na Alemanha e na Bélgica, com um contrato de fornecimento de energia verde. Ao combinar parques eólicos e solares, podemos tornar a energia verde ainda mais disponível para nossos clientes”, diz Julia Schlafmann, Originator Sênior na ENGIE. A empresa é um dos principais fornecedores de PPAs (Power Purchase Agreements, contratos de longo prazo de compra de energia, entre um gerador de eletricidade e um cliente) em todo o mundo e um dos três principais proprietários de portfólio de parques, com um volume de mais de dois terawatts-hora.