Equipe Porsche Penske Motorsport participará com 3 carros nas 24 horas de Le Mans

Foto: Divulgação Porsche

A Porsche está determinada a maximizar suas chances de conquistar sua 20ª vitória geral nas 24 Horas de Le Mans. Para esse fim, a equipe de trabalho da Porsche Penske Motorsport inscreveu um terceiro Porsche 963 na prova de longa duração a ser realizada entre os dias 10 e 11 de junho. O protótipo híbrido de 500 kW (680 cv) competirá com o número 75. 2023 marca o 75º aniversário da montadora, com a clássica prova de Le Mans celebrando seu 100º aniversário este ano. A equipa cliente Hertz Team JOTA participará da prova com um quarto Porsche 963.

“Le Mans é o destaque entre todas as corridas de endurance – ainda mais este ano à luz do seu 100º aniversário”, resume Thomas Laudenbach, Vice-Presidente da Porsche Motorsport. “Para nós, trata-se de maximizar nossas chances de conquistar nossa 20ª vitória geral em Le Mans no 75º aniversário da marca Porsche. É por isso que estamos colocando um terceiro carro. A história da corrida mostrou que os carros adicionais costumam ser o fator que, em última análise, faz pender a balança. Não precisamos olhar muito para trás na história da Porsche Motorsport para ver evidências disso: em 2015, o terceiro Porsche 919 Hybrid nos deu a vitória em Le Mans.”

“Embora a escolha de se comprometer com Le Mans com três carros aumente nossas chances, também nos apresenta enormes desafios”, explica Urs Kuratle, Diretor do programa de Motorsport LMDh. “Temos que reunir uma equipe adicional e enviar um dos carros da IMSA para a França e vice-versa. Além disso, devido a gargalos de fornecimento para determinados conjuntos, o fornecimento de peças pode não ser perfeito. Queremos fazer o melhor que pudermos e brilhar no 75º aniversário da marca Porsche e no 100º aniversário das 24 Horas de Le Mans.”

“Desde o primeiro dia da Porsche Penske Motorsport, as 24 Horas de Le Mans têm sido nosso foco. O privilégio de colocar um terceiro Porsche 963 em campo representa desafios logísticos e operacionais para nós”, descreve Jonathan Diuguid, Diretor Administrativo da Porsche Penske Motorsport. “Mesmo quando montamos nosso programa, o fizemos com a premissa de que poderíamos expandi-lo, se necessário. Somos uma equipe global com compromissos no Campeonato Mundial de Endurance e IMSA. Temos pessoal altamente treinado e motivado que se apoiam mutuamente. Operar um terceiro carro significa que os membros participantes da nossa equipe IMSA estarão na Alemanha e na França por cerca de quatro semanas. Eles vão unir forças com seus colegas do WEC para preparar os carros e os materiais relevantes. O próximo passo na programação é o dia do teste e, finalmente, a semana da corrida. O calendário IMSA permite isso sem grandes concessões. Teremos três carros no grid preparados para competirem no mesmo nível.”

As 24 Horas de Le Mans foram disputadas pela primeira vez na França há 100 anos. A 91ª edição será realizada nos dias 10 e 11 de junho. Na disputa pela vitória geral na nova categoria Hypercar, a Porsche enfrentará fabricantes como Ferrari, Cadillac, Toyota e Peugeot.