Estado da Baviera apresenta crescimento de 84% nas instalações fotovoltaicas

Foto: Unsplash

Mostrando forte sucesso em sua estratégia para a transição energética, o Estado Livre da Baviera apresentou crescimento nas instalações fotovoltaicas no primeiro semestre de 2022. De acordo com Ministro da Economia e Energia da Baviera, Hubert Aiwanger, foi registrado um aumento de 84% em comparação com o mesmo período do ano passado.

“A Baviera está sendo capaz de gerar eletricidade verde adicional, além dos aproximadamente 1.035 Megawatts (MW) de capacidade já instalada. Em comparação com o que tínhamos ainda no final de 2021, estamos em primeiro lugar entre os outros estados da Alemanha com um aumento de 6% em valores reais. Isso reforça mais uma vez a força da Baviera como um “Sonnenland” (estado do sol, em português) e a contribuição rápida e poderosa que o estado fornece para a transformação energética da Alemanha”, disse Aiwanger.

Os esforços do Ministro da Baviera estão dando frutos: Os números atuais mostram que 60% das instalações fotovoltaicas feitas durante o primeiro semestre de 2022 foram instalados em terreno aberto e 40% em telhados. Os dados são fruto do crescimento das instalações em áreas agrícolas desfavorecidas. Em 2019, o governo bávaro aumento de 30 para 200 plantas por ano nessas regiões. Assim a Baviera conseguiu um forte aumento no número de novas instalações, enquanto em Baden-Württemberg, por exemplo, a instalação de novos sistemas apresentou dificuldades.

A lei sobre o uso e o aumento de energias renováveis da Alemanha de 2021 (Erneuerbare-Energien-Gesetz EEG 2021), introduziu uma regulamentação de remuneração desfavorável, para o segmento de instalações fotovoltaicas em telhados, especialmente os médios. Mesmo sendo corrigida no EEG 2023, inclusive por iniciativa insistente da Baviera, até hoje a lei contribuiu para um declínio significativo de novas instalações fotovoltaicas em telhados. Contudo, o chamado Osterpaket, a nova regulamentação que foi decidida durante a Páscoa para instalações de uso próprio, trouxe esperança de um aumento do número de novas instalações fotovoltaicas em telhados.

12% dos sistemas fotovoltaicos nas áreas rurais já eram rentáveis sem subsídios da EEG e podiam ser realizados fora do licitações e a previsão é de que esta tendência continue. Esse boom de instalações em áreas rurais ilustra a importância de definir áreas apropriadas e, assim, controlar a construção de novos sistemas.

Com o acordo para acelerar a integração de sistemas de geração renovável na matriz energética da Baviera (Memorandum of UnderstandingMoU), o Ministério de Assuntos Econômicos da Baviera, por iniciativa do Ministro Aiwanger, iniciou um processo para desenvolver soluções construtivas para controlar o uso das áreas rurais de forma adequada e, ao mesmo tempo, planejar a expansão de sistemas fotovoltaicos. Este processo é único na Alemanha e está sendo realizado com muita troca entre todas as partes envolvidas. “Somente em conjunto poderemos conseguir os desafios da transição energética”, afirmou Aiwanger.