Estado da Baviera investe 250 milhões de euros em supercomputador

Foto: Divulgação BR24

O Estado Livre da Baviera e o governo federal alemão investiram 250 milhões de euros para o supercomputador Exascale, que trabalhará com o maior nível de desempenho disponível atualmente. A tecnologia será instalada até o final de 2024, no centro de computação Leibnitz-Rechenzentrum (LRZ), localizado na cidade de Garching.

Segundo o Ministro da Ciência, Markus Blume, o supercomputador é a maior potência computacional alcançável atualmente e compreende um trilhão de operações computacionais por segundo, o que terá um papel pioneiro no contexto internacional tanto para a Baviera quanto a Alemanha. “Os desafios que o mundo está enfrentando só podem ser superados a partir da análise de grandes quantidades de dados. Nossa agenda de alta tecnologia Bavaria, que vale bilhões, atua como um catalisador para a supercomputação e a computação quântica – e, portanto, para uma infraestrutura de pesquisa que avança em todos os campos”, diz.

Assim como Blume, o Presidente do Conselho de Administração do LRZ, Dieter Kranzlmüller, afirma que o processamento de grandes quantidades de dados é muito importante para a ciência e a tecnologia hoje em dia, o que torna o uso dos supercomputadores necessário para pesquisa de buracos negros ou para o desenvolvimento de medicina personalizada.

Kranzmüller diz ainda que estes supercomputadores não podem ser comparados a computadores convencionais e que ainda são dispositivos com tamanhos de salas. “No caso do Exascale, estamos falando de uma sala de mil metros quadrados, onde o computador ocupará entre um terço e metade do espaço inteiro”, explica.

O supercomputador está sendo adquirido pela primeira vez na Alemanha como parte de uma parceria de inovação. O financiamento é fornecido proporcionalmente pela Baviera e pelo governo federal alemão. A estruturação do sistema está sendo desenvolvida em conjunto com empresas de tecnologia. O primeiro passo desse projeto será a construção de protótipos até 2023 e a projeção do computador com base nos resultados desse experimento.