Estado da Baviera lidera geração de energias renováveis na Alemanha

Foto: IStock

Após um ano marcado por desafios na geração e distribuição energética, o Estado Livre da Baviera apresentou resultados satisfatórios referentes à produção de energias renováveis. “Com uma capacidade instalada total de cerca de 25 gigawatts (GW) para geração de eletricidade a partir de energias renováveis, a Baviera é líder nacional”, afirmou o Ministro da Economia, Hubert Aiwanger, durante a última reunião do Conselho de Ministros bávaros.

A Baviera é o principal estado alemão quando se fala em geração de energia fotovoltaica, com cerca de 18 Gigawatt (GW) de capacidade instalada, além de uma adição líquida de cerca de 1,8GW somente em 2022. Isso significa que mais de 50% da expansão da energia fotovoltaica em espaço aberto na Alemanha ocorreu na Baviera.

Além dessa fonte energética, a Baviera aposta no potencial de recuperação da energia eólica. De acordo com Aiwanger, cerca de 1.000 novas turbinas eólicas serão adicionadas às 1.140 existentes nos próximos anos.

A iniciativa de financiamento BioWärme, que incentiva a construção de usinas de aquecimento a biomassa como substituto do gás natural fóssil e do óleo de aquecimento, também é uma aposta do governo bávaro para a transição energética. O objetivo é aumentar a capacidade instalada de geração de energia a partir da bioenergia em 15% para 2,2 GW até 2030.

A energia geotérmica não fica de fora da estratégia bávara: até 2050, 25% do calor no setor da construção civil deverá ser coberto por esta fonte. Além disso, 24 projetos geotérmicos bávaros estão atualmente operando com sucesso e muitos outros estão em preparação. Para a promoção de projetos de pesquisa nessa área, 10 milhões de euros deverão ser disponibilizados nos próximos ano.

“Em suma, estamos no meio de uma expansão dinâmica de energias renováveis ​​na Baviera. Com a estratégia de hidrogênio da Baviera e o programa de financiamento para eletrolisadores, também faremos da Baviera um estado líder em hidrogênio. Energia suficientemente disponível e acessível é a base para o crescimento econômico e para a prosperidade da Alemanha”, afirmou Aiwanger.

Apenas no que diz respeito ao hidrogênio verde, o estado investirá 150 milhões de euros no desenvolvimento da produção do produto por eletrólise; no total, o Estado Livre contará com investimentos de 500 milhões de euros para projetos de hidrogênio, energia eólica, fotovoltaica, energia geotérmica e biomassa em 2023.