Estado da Baviera planeja se tornar líder global em ciência e tecnologia quântica

Foto: Freepik

A tecnologia quântica, baseada na superposição da matéria é uma mudança significativa nos sistemas computacionais modernos. Alguns pontos que diferenciam a computação comum, da computação quântica, são a linguagem da programação, já que não possui um código próprio, fazendo uso de algoritmos específicos, além da funcionalidade do produto, que não possui memória nem processador. As unidades de informação quântica são os “qubits” (ou bits quânticos) que se diferenciam dos “bits” da informática tradicional.

A partir dessa diferenciação, pesquisadores afirmam que essa nova tecnologia irá revolucionar a computação moderna, ao otimizar o processamento, a transmissão e a segurança das telecomunicações.

De acordo com a plataforma Invest in Bavaria, instituições de pesquisa bávaras estão engajadas em desenvolver a tecnologia quântica, com o propósito de implementá-la na digitalização do setor privado.

Especificamente nos temas de saúde e educação, a Baviera investe em engenharia biomédica, para acelerar as fases de diagnóstico de doenças. Um dos projetos já divulgados voltados para a indústria hospitalar, é a melhora da qualidade das imagens de ressonância magnética dos processos metabólicos, o que permite a avaliação precoce e precisa de tumores e o monitoramento do sucesso das terapias indicadas.

Além dos benefícios no contexto hospitalar, a segurança proporcionada pela tecnologia quântica também é vista com destaque. Essa inovação permite, inclusive, avaliações rápidas sobre a estabilidade dos próprios computadores quânticos, assegurando maior resiliência de redes com esse tipo de tecnologia e, assim, de toda a infraestrutura privada e pública de telecomunicação.

A empresa QUTAC é uma das principais organizações dedicada ao fortalecimento do ecossistema de computação quântica na Alemanha e uma das responsáveis pela consolidação da soberania digital no país. Outra firma importante para o fortalecimento da rede de telecomunicações quânticas é a Munich RE, que possui escritório no Brasil, e está dedicada a monitorar e avaliar os riscos para essa nova tecnologia.

De acordo com o Ministério de Estado da Baviera para assuntos digitais “A paisagem quântica na Baviera é ideal para ampliar e comercializar ideias. A Baviera, a Alemanha e a Europa resolverão os desafios que restam, formando os tão necessários especialistas quânticos e promovendo a inovação para a indústria do futuro”.

Para fomentar ainda mais a intenção de tornar o estado líder global no assunto, um painel de discussão, realizado pela Messe Munchen na cidade de Munique, reuniu diversos representantes da política alemã, instituições públicas, acadêmicas, startups e da indústria, para debater os novos desafios e as estratégias para a implementação da computação quântica no cotidiano de empresas e de sociedades.