Estratégia de manutenção da Tractian previne falhas e corta gastos na Embraer

Foto: Divulgação – Tractian

Até a segunda metade de 2020, a companhia de aviões brasileira Embraer, terceira maior fabricante de jatos comerciais do mundo, adotava apenas dois tipos de manutenção: a corretiva e a preventiva. Em geral, os modelos funcionavam, mas geravam custos altos e apresentavam histórico de indisponibilidade. De setembro daquele ano para cá, a rotina de monitoramento da empresa foi completamente transformada com ajuda da TRACTIAN.

Leandro Lage, Engenheiro de Manutenção e Infraestrutura na planta de Botucatu da Embraer, leu uma reportagem sobre uma “empresa que trabalha com preditiva, na linha de monitoramento”. Por sorte, seu superior havia assistido à mesma reportagem na TV e juntos, decidiram contratar a estratégia da startup.

Segundo o engenheiro, algumas melhoras ficaram evidentes no dia a dia da Embraer. Automação da manutenção, antecipação de falhas, geração de KPI’s (indicadores-chave de desempenho) e diversos outros benefícios foram resultados de uma única prática: a manutenção preditiva, que visa encontrar a raiz de problemas antes que eles se concretizem. A estratégia existia na empresa, mas em pequena escala e de maneira pontual: “Não havia instalações e plataforma para Monitoramento online e remoto, 24h por dia, antes da TRACTIAN”, explicou.

Em novembro de 2020, foram instalados sensores Internet of Things (IoT) e softwares de gestão da manutenção. Na planta de São José dos Campos mais de 50 sensores monitoram ativos críticos, já em Botucatu, 34 dispositivos coletam dados de oito equipamentos fundamentais ao processo: seis compressores de ar comprimido e dois tanques de processos químicos de tratamento de superfície.

Ao longo dos 12 primeiros meses usando o sistema de monitoramento online de ativos da TRACTIAN, a Embraer notou aumento da disponibilidade e confiabilidade dos ativos que receberam os sensores.

Para Lage, a integração entre manutenções preditiva, preventiva e prescritiva opera de forma integrada e aumentou o nível das entregas. “Ela gera o insight, e quando você entra para reportar o que realmente aconteceu, já sugere possíveis causas e soluções do que deve ser feito para poder proceder com as intervenções, então é uma ferramenta poderosa.”

Evitando problemas

A premissa principal da estratégia da TRACTIAN é evitar problemas antes de acontecerem, quando ainda são sintomas. Com esse monitoramento, tornaram-se possíveis reportes de falhas em sua condição potencial acompanhadas de análises com possíveis causas e soluções.

Na prática, no caso da Embraer, outros grandes problemas passaram a ser evitados no dia a dia da empresa: potenciais desvios de desbalanceamento e saturação em filtro de motobomba. Com a manutenção preditiva, foi possível antecipar a falha, que seria a parada ou quebra do equipamento. “Em várias situações o desbalanceamento procedia, e a gente conseguiu evitar uma parada e um custo alto para proceder com esses reparos. Isso tem acontecido com bastante frequência”, afirmou Lage.

Além dos benefícios mencionados, os sensores da TRACTIAN também aumentam a vida útil das máquinas, por evitar quebras inesperadas e antecipar outros problemas, e consequentemente cortam os gastos para a empresa, que não precisa gastar significativamente em manutenção.