Estudantes relembram queda do muro de Berlim “derrubando” muros na escola

Foto: Divvulgação / Colégio Humboldt.

Para relembrar a queda do muro de Berlim, em 09 de novembro de 1989, estudantes do Colégio Humboldt – instituição bilíngue e multicultural (português/alemão), realizaram no sábado (09/11) uma ação dentro da programação no Dia da Escola, na qual “derrubaram” muros, construídos com caixas de sapato/papelão ao longo dos últimos dias por alunos dos 5ºs ao 12ºs anos.

Os muros foram colocados em pontos do pátio do Colégio, causando um certo incômodo ao bloquear passagens rotineiras para alunos, professores, pais e funcionários. A proposta era exatamente mostrar como os muros geram transtornos e podem e devem ser derrubados em prol do bem de todos.

A atividade fez parte do Dia da Escola que em sua programação contou ainda com uma apresentação teatral protagonizada por alunos do 12º ano (equivalente ao 3º ano do Ensino Médio), retratando a vida dos alemães que foram separados pelo muro. Para embasar o trabalho, os alunos entrevistaram Bernd Müller, pai do professor de alemão Ronny Müller, para saber detalhes de sua vida enquanto morou na Berlim dividida. Na peça, o papel inspirado nas experiências de Bernd foi interpretado por Ronny, seu filho. Ao fim da apresentação, os alunos saíram pelo Colégio para derrubar os muros construídos.