Estudo recente mostra tendência das fazendas em direção à tecnologia digital

Foto: Freepik

A digitalização da agricultura bávara está avançando cada vez mais – é o que mostra o estudo do Centro de Pesquisa Agrícola do Estado da Baviera (Bayerische Landesanstalt für Landwirtschaft – LfL). O levantamento coletou o depoimento de agricultores para analisar o desenvolvimento da Baviera nos últimos dois anos.

Entre os pontos de destaque do estudo foi o aumento nas taxas de sistemas de direção automática para tratores registrado nesse período. Atualmente, estes sistemas são usados em cerca de 30% das empresas. As vantagens são evidentes: além de aliviar a carga de trabalho dos agricultores, os sistemas de direção também ajudam a economizar recursos operacionais.

O estudo também registrou altas taxas de aumento na fertilização e pulverização controladas por sistema de posicionamento global (GPS). Por volta de 20% das empresas fazem uso dele. Com esta tecnologia, os agentes fitofarmacêuticos e fertilizantes são economizados a partir do controle com precisão de centímetros dos dispositivos.

O levantamento apontou ainda como os agricultores usam a tecnologia agrícola digital nas fazendas e por meio de prestadores de serviços. Em especial se destacaram os drones: mais de 10% das empresas fazem uso deles. Esses equipamentos são usados com sucesso para disseminar insetos benéficos, como a vespa parasita do milho em uma grande área.

Além disso, quase 11% das fazendas contam com amostras de solo georreferenciadas, permitindo aos agricultores planejar e implementar medidas de fertilização com precisão e em pequena escala. Na prática, isso significa que mudanças podem ser analisadas com precisão a longo prazo, como por exemplo as medidas para a formação de húmus podem ser verificadas.

Já na pecuária, câmeras de celeiros, sensores e software de gerenciamento de rebanho para monitorar o comportamento e a saúde dos animais de fazenda, bem como robôs de ordenha, se ganharam mais importância ao longo dos últimos dois anos. Os dados coletados a partir desses equipamentos e as avaliações automatizadas baseadas neles ajudam sobretudo no acompanhamento contínuo do estado de saúde dos animais. Com isto, os agricultores podem agir mais rapidamente para garantir o bem-estar dos animais.

Para a Ministra da Agricultura da Baviera, Michaela Kaniber, os resultados da pesquisa indicam a posição de vanguarda do estado no campo digital. “A digitalização traz mais bem-estar animal, auxilia na utilização mais econômica dos recursos e ainda beneficia o meio ambiente” afirma a ministra.

O estudo foi realizado pela LfL em Ruhstorf an der Rott. O material completo (em alemão) pode ser acessado pelo link.