Evento no Colégio Humboldt relembra 90 anos do incêndio do parlamento alemão e da queima de livros pelos nazistas

Foto: Divulgação Colégio Humboldt

Valorizando a democracia no Brasil e no mundo, o Colégio Humboldt, instituição internacional e multicultural (português/alemão/inglês/espanhol) realizou no dia 10 de maio, o evento “Democracia em Chamas: ameaças ao mundo livre no passado e presente”, em memória aos 90 anos do incêndio do parlamento alemão (Reichstag) em Berlim em 1933 e a queima dos livros em várias cidades universitárias da Alemanha no dia 10 de maio em 1933. Com a participação de representantes das sociedades do Brasil e da Alemanha em uma mesa redonda, eles refletiram sobre os desafios atuais da democracia, como por exemplo, o ataque às instituições democráticas no dia 8 de janeiro em Brasília e a tentativa de um motim por meio da organização “Reichsbürger” no ano passado na Alemanha.

Debate

Os convidados que participaram da mesa redonda foram Mathias Makowski, Diretor do Goethe-Institut; a Atriz e Doutora da USP, Mirtes Mesquita, que vivenciou a censura e perseguição da década 70 na USP; Carolina Marinho, roteirista do filme “A Mãe” e Diretora do Coletivo Estopô Balaio; Ivi Brasil, jornalista e crítico de arte; e o chefe da Casa do Patrimônio do Vale do Paraíba, André Bazzanella, Representante do IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Eles discutiram temas como “Entre a censura e a liberdade: o que a arte pode fazer? O que a democracia tem de suportar?”, “Destruição da arte como um ato simbólico (iconoclasmo durante a Reforma, queima de livros na Alemanha em 1817, queima de livros em 1933)” e “”Thoughts are free” – Qual é a sensação de não poder dizer o que você pensa?”.

Encenação

Os alunos do Colégio Humboldt fizeram uma performance sobre a queima de livros de grandes pensadores e filósofos por parte de estudantes nazistas em 10 de maio de 1933. A encenação acontece ao redor do monumento que foi construído na escola contra o totalitarismo, idealizado em 2020 por um grupo de estudantes ao vencerem o concurso do governo alemão “Erinnern für die Gegenwart” (Lembrar para o presente). O monumento da instituição incentiva a reflexão sobre um passado sombrio da história e a transição para a liberdade e a democracia, para que este capítulo jamais volte a se repetir.