Evonik amplia capacidade de produção das membranas SEPURAN® na Áustria

Foto: Divulgação – Evonik

A Evonik está construindo uma nova planta de fiação de fibras ocas para a produção de membranas para separação de gás em seu parque químico austríaco de Schörfling am Attersee. Com a nova capacidade, o Grupo pretende atender a forte demanda pelas membranas SEPURAN® para aplicação nas áreas de biogás, nitrogênio, hidrogênio e gás natural. A Evonik investirá um valor na faixa inferior dos dois dígitos de milhões de euros na nova planta, que deverá ser inaugurada no primeiro trimestre de 2023.  Cerca de 30 empregos serão criados em Schörfling.

“O mercado de separação de gás confia em nossa inovadora tecnologia de membranas. Tendo desenvolvido e estabelecido a indústria do biogás em estreita cooperação com nossos parceiros, estamos consolidando as nossas membranas SEPURAN® como o novo padrão para a separação eficiente de gás para aplicação nos exigentes segmentos de nitrogênio, hidrogênio e gás natural. A capacidade de produção adicional vai assegurar as nossas metas de crescimento nesses importantes mercados”, revela Dr. Goetz Baumgarten, Head of Membranes Innovation Growth Field na Evonik.

Liderança de mercado em membranas para separação

A nova planta de fiação de fibras ocas é uma construção gêmea à da linha de produção que a Evonik inaugurou em 2017. Nela, um polímero de alta performance é processado em finas fibras ocas em um processo de diversas etapas. As fibras estão no centro da tecnologia de membrana SEPURAN®. A Evonik é a única fabricante mundial de membranas altamente seletivas para separação de gás que é totalmente integrada. A empresa de especialidades químicas se vale de sua experiência de muitos anos na química dos polímeros e ajusta as propriedades mais importantes das membranas já no estágio de desenvolvimento do material básico – o polímero de alta performance – para produzir membranas particularmente seletivas e robustas que resistem a pressões e temperaturas extremas.

“Ao ampliar nossas capacidades em Schörfling, estamos enviando uma mensagem importante aos nossos clientes de que a Evonik acredita no futuro dos mercados e que continuará apoiando o crescimento de seus clientes”. A construção da nova planta de fiação de fibras ocas também atesta a nossa clara ambição de exercer a liderança de mercado em tecnologias de separação baseadas em membranas nos próximos anos”, afirma Dr. Iordanis Savvopoulos, Head of Fibres, Foams and Membranes Product Line na Evonik.   

Tecnologia de membranas baseada em polímeros para separação de gás

As membranas SEPURAN® permitem separar gases como metano (CH4), nitrogênio (N2) ou hidrogênio (H2) de misturas de gases. As principais vantagens da tecnologia de membranas da Evonik são a separação precisa dos gases com ganho em produtividade. As membranas SEPURAN® N2 para a geração eficiente de nitrogênio são usadas, por exemplo, para inertizar tanques de aeronaves. As membranas SEPURAN® Noble extraem, de maneira seletiva, o hidrogênio transportado por dutos de gás natural da mistura de gases CH4/H2 nos pontos de entrega. As membranas SEPURAN® NG permitem o processamento eficiente de gás natural de fontes de gás com alta concentração de CO2.