Evonik amplia capacidade de produção de membranas para separação de gases

Foto: Divulgação Evonik

A Evonik ampliará ainda mais a capacidade de produção de suas membranas de fibra oca SEPURAN® em Schörfling e Lenzing, na Áustria. A empresa de especialidades químicas já colocou em operação uma nova unidade de fiação de fibra oca em Schörfling no início do ano. Por ocasião da cerimônia de inauguração dessa fábrica, o CEO da Evonik, Christian Kullmann, anunciou a construção de mais uma linha de produção: “Estamos indo a todo vapor para a transformação verde e estamos investindo uma quantia de dois dígitos de milhões de euros como o próximo passo para o crescimento do nosso negócio de membranas”. A construção em Schörfling e Lenzing está programada para começar no início de 2024, com conclusão planejada para o primeiro semestre de 2025.

“Investimos em tecnologias verdes inovadoras que oferecem benefícios superiores de sustentabilidade aos nossos clientes”, diz Kullmann. “O desenvolvimento dinâmico do negócio de membranas mostra que a transformação verde está em andamento e que estamos desempenhando um papel fundamental nela. “Até 2030, a Evonik pretende aumentar a proporção da receita gerada pelas Next Generation Solutions para mais de 50%, em comparação com os atuais 43%. As Next Generation Solutions são produtos com benefícios de sustentabilidade comprovadamente superiores.

Com membranas para o tratamento de biogás e a extração de hidrogênio, por exemplo, a Evonik está fazendo uma importante contribuição para a desfossilização do setor energético. A tendência em direção à energia renovável está impulsionando o crescimento constante da demanda no negócio de membranas.

No coração da tecnologia de membranas da Evonik estão as fibras ocas finas baseadas em um polímero de alto desempenho que pode suportar cargas extremas de pressão e temperatura. A futura expansão da capacidade inclui a construção de uma planta adicional para fiação de fibras ocas e a expansão da infraestrutura necessária para a produção de módulos de membrana na unidade de Schörfling. A unidade vizinha em Lenzing expandirá a produção da matéria-prima necessária (polímero de alto desempenho).

“A expansão planejada da produção de membranas SEPURAN® criará cerca de 50 novos empregos em Lenzing e Schörfling”, diz o Gerente da unidade, Jean-Marc Chassagne. “O investimento reforça a importância da unidade nos mercados internacionais. Com a tecnologia inovadora da Alta Áustria, a Evonik está impulsionando a transformação global em direção a uma economia de gás sustentável.”

A produção da Evonik em Schörfling, no Attersee, já é totalmente alimentada por energia renovável. Nada além de eletricidade verde proveniente de energia eólica, hidrelétrica ou de biomassa abastece a unidade de produção das membranas. Desde o início de 2022, a empresa também está cobrindo 100% de suas necessidades de gás com biometano da produção regional. Ao mudar para energia ambientalmente correta, a Evonik está reduzindo suas emissões diretas de CO2 na Alta Áustria em cerca de 5.000 toneladas métricas por ano.

Desde que os primeiros produtos foram apresentados em 2011, a Evonik tem desenvolvido de forma constante o negócio de membranas. Até o momento, a Evonik forneceu membranas para mais de 1.000 plantas de referência em todo o mundo, somente para o mercado de biogás.

As membranas de fibra oca podem separar gases como metano (CH4), nitrogênio (N2) e hidrogênio (H2) de forma particularmente eficiente a partir de misturas de gases.