Evonik amplia capacidades para especialidades petroquímicas

Foto: Pixabay

A Evonik investiu um montante de dois dígitos de milhões de euros na ampliação de sua capacidade de produção de derivados de isobuteno em seu parque industrial de Marl (Alemanha). A parte do isobuteno da cadeia de produção do C4 produz as especialidades petroquímicas butanol terciário (TBA), Di-isobuteno (DiB) e 3,5,5-Trimetil hexanal (TMH). A ampliação, concluída recentemente, aumenta em mais de 50% a capacidade para derivados de isobuteno, além de melhorar a segurança de fornecimento, a flexibilidade e a qualidade dos produtos para os nossos clientes. 

As especialidades de isobuteno da Evonik já registram uma alta demanda como intermediários para as indústrias farmacêutica e química. “Como um dos principais fornecedores europeus de derivados de isobuteno de alta pureza, estamos dispostos a enfrentar o desafio de apoiar o crescimento dinâmico dos nossos clientes e a continuar investindo em qualidade de produto e segurança de fornecimento”, disse D. Hinnerk Gordon Becker, Responsável pelo Segmento de Mercado Especialidades na Evonik Performance Intermediates. “É por esse motivo que, em junho de 2020, já iniciamos a expansão direcionada da nossa cadeia integrada de C4 (C4 Verbund) e a eliminação dos gargalos existentes na produção e na logística. Dessa maneira, estamos expandindo a nossa posição no segmento de derivados de isobuteno de alta pureza e comprovando que estamos à altura da nossa posição de liderança”, continua Becker.

O trabalho de conversão aumentou a pureza do 3,5,5-Trimetil hexanal (TMH) produzido em Marl de cerca de 88% para mais de 95%. Os clientes vão se beneficiar disso: no futuro, eles poderão usar o derivado de isobuteno diretamente em seus próprios processos de produção, pulando a etapa de ter de purificá-lo primeiro.  

Juntamente com a ampliação da capacidade, a linha de negócios está otimizando a sua logística para atender ainda melhor as necessidades dos clientes. “No decorrer da ampliação, adotamos medidas abrangentes para aumentar de maneira significativa a flexibilidade tanto na produção quanto na entrega. Também estamos atuando para atender de maneira otimizada os clientes altamente especializados da indústria e com demandas menores, como as empresas do ramo de aromas e fragrâncias. Ao fazer isso, estamos abrindo um campo de aplicações totalmente novo para as nossas especialidades petroquímicas”, conclui Becker.